oGol.com.br
·09 de julho de 2025
Carlo Ancelotti é condenado a um ano de prisão por fraude na Espanha

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·09 de julho de 2025
O técnico da seleção brasileira Carlo Ancelotti foi condenado hoje (09) a um ano de prisão por crime contra o Tesouro Público da Espanha, em questões fiscais relacionados ao ano fiscal de 2014. Fontes informaram também que o treinador também foi condenado a uma multa de 386,3 mil euros (R$ 2,47 milhões na cotação atual), além da perda de possibilidades de obter ajudas ou subsídios fiscais ou da Previdência Social por três anos.
As acusações do Ministério Público ainda apontavam uma fraude no ano de 2015 no valor equivalente de R$ 4,1 milhões, mas Ancelotti foi absolvido deste caso. O pedido do MP foi de cinco anos de prisão.
Em julgamento no começo de abril, Ancelotti disse que nunca teve intenção de cometer qualquer tipo de fraude, e preocupava-se apenas "em receber o salário líquido de seis milhões por três anos", afirmando que nunca havia percebido nada de errado e não havia sido notificado de qualquer investigação por parte do MInistério Público. O treinador, na ocasião, pediu sua absolvição e solicitou que, caso fosse condenado, levassem em consideração o fato de já ter quitado a dívida em dezembro de 2021.
De acordo com as leis espanholas, condenações inferiores a dois anos por crimes não violentos raramente exigem que réus sem antecedentes cumpram a pena em regime fechado. Problemas deste tipo já atingiram nomes como Neymar, Cristiano Ronaldo e Messi.