oGol.com.br
·27 de outubro de 2025
Carlos Vinícius se torna referência ofensiva do Grêmio na reta final da temporada

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·27 de outubro de 2025

Carlos Vinícius, ou "Vini da Pose", é o novo homem-gol do Grêmio na reta final da temporada. É muito pelos gols do atacante, de 30 anos, que o Imortal afastou totalmente o perigo do rebaixamento e praticamente confirmou a permanência na Série A para o próximo ano.
Contratado ao fim de julho, Carlos Vinícius se tornou a principal opção para o comando de ataque do Imortal com a lesão de Martin Braithwaite em setembro. E o desempenho vem superando as expectativas dos torcedores: em sete jogos até aqui, o jogador estufou as redes seis vezes.
Depois de terminar o Brasileirão de 2024 na 14ª colocação, o Grêmio prometeu que as coisas seriam melhores em 2025, mas a verdade é que isso não aconteceu. Vice-campeão no Gaúchão, o clube conviveu em todo o ano com o meio da tabela no Campeonato Brasileiro e se despediu precocemente de Copa Sul-Americana e Copa do Brasil.
Com uma extensa lista de lesões e colecionando más atuações, a diretoria gaúcha foi ao mercado de transferências em busca de reforços. Nomes como Willian, Arthur, Balbuena, Marcos Rocha e Carlos Vinícius chegaram a Porto Alegre para ajudar a melhorar a situação gremista no Brasileirão.
Porém, alguns desses já sofreram com lesões, como são os casos de Willian, Balbuena e Marcos Rocha, enquanto Arthur e Carlos Vinícius aproveitaram as lacunas para se fixarem na escalação titular. E pode-se dizer que não foi só uma substituição, mas sim uma melhora significativa, com destaque ao atacante.
Titular pela primeira vez no duelo contra o Sport, na 19ª rodada em agosto, "Vini da Pose", apelido que recebeu ainda nos primeiros passos da carreira, passou três jogos em branco até desencantar com a camisa gremista. Dali em diante, ele não parou mais de marcar: são seis gols nos últimos quatro jogos, sendo um contra o Inter, dois contra o São Paulo e, mais recentemente, três contra o Juventude.
Com esses tentos anotados, Carlos Vinícius já se tornou o vice-artilheiro do Tricolor Gaúcho na temporada, só atrás de Braithwaite, com 15 gols. Quando o assunto é o Campeonato Brasileiro, ambos estão empatados na artilharia da equipe, com seis tentos anotados.
Na tarde do último domingo (26), o Imortal recebeu o Juventude e contou com a alta precisão do camisa 95 para vencer o duelo. O atacante finalizou quatro vezes, sendo três a gol, e marcou três vezes, os três tentos do Grêmio no duelo.
Carlos Vinícius parece ter encontrado a estabilidade que tanto procurava no Grêmio. Desde que saiu do Brasil em 2017, quando deixou o Grêmio Anápolis, o jogador passou uma temporada completa em apenas duas equipes, no Benfica e no Fulham. No Velho Continente, o atacante defendeu oito clubes diferentes.
E, desde a temporada 21/22, quando jogou pelo PSV no futebol holandês, Vini da Pose não marcava seis gols ou mais por uma mesma equipe. A última vez foi no próprio clube de Eindhoven, quando estufou as redes sete vezes em 26 jogos.
Ao vivo









































