Casal amazonense brilha na categoria dos cadeirantes na 100ª edição da São Silvestre | OneFootball

Casal amazonense brilha na categoria dos cadeirantes na 100ª edição da São Silvestre | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·31 de dezembro de 2025

Casal amazonense brilha na categoria dos cadeirantes na 100ª edição da São Silvestre

Imagem do artigo:Casal amazonense brilha na categoria dos cadeirantes na 100ª edição da São Silvestre

*Por Giovanna Garcia

A 100ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre, a mais tradicional prova de rua da América Latina, foi realizada na manhã deste domingo. Na categoria dos cadeirantes, o casal de paratletas Franciomar Franco e Cristina Maximiano, conhecida como Lina, foi um dos destaques da edição histórica.


Vídeos OneFootball


Em entrevista à Gazeta Esportiva, Lina celebrou a participação no evento e a oportunidade de disputar o centenário da prova. “Para mim, foi uma bênção de Deus. Eu vim de Manaus e é a minha primeira vez aqui. É o centenário, a maior corrida. Então, é gratificante e um prazer imenso”, afirmou.

Para conseguirem viajar até São Paulo, os paratletas realizaram uma campanha de arrecadação por meio de vaquinha online e rifa solidária, com apoio de amigos e colaboradores. “Fizemos rifa e tivemos apoiadores, pessoas que doaram para a gente estar aqui. Eu já me sinto vencedora só por estar participando”, destacou Lina.

A paratleta também ressaltou a emoção ao longo do percurso e o desafio da tradicional subida da Avenida Brigadeiro Luís Antônio. “Enfrentar cada quilômetro foi uma emoção muito grande. A Brigadeiro é superação. Nenhum trecho tira tanto fôlego quanto ela, é para vencer qualquer limite”, disse.

Em sua primeira participação na São Silvestre, Franciomar Franco foi campeão da categoria. O paratleta destacou a emoção de representar o Amazonas e as pessoas com deficiência na prova. “É minha primeira vez. Vim do Amazonas para representar meu estado e as pessoas com deficiência. É uma emoção muito grande. Agradeço à São Silvestre e ao pessoal de São Paulo, que foi muito acolhedor na chegada”, afirmou.

Já projetando o futuro, o amazonense elogiou a experiência e revelou o desejo de voltar ainda mais preparado na próxima edição. “Foi uma maravilha vir para essa cidade, gostei muito. Espero voltar aqui no ano que vem mais preparado”, disse.

Por fim, deixou uma mensagem de incentivo: “Ao pessoal com deficiência, nunca desistam dos seus sonhos, realize os seus sonhos”.

Saiba mais sobre o veículo