
Gazeta Esportiva.com
·17 de setembro de 2025
Caso Caixinha: entenda os próximos passos do processo contra o Santos

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·17 de setembro de 2025
O Santos foi condenado pela Fifa a pagar cerca de 2,5 milhões de euros (aproximadamente R$ 15 milhões) para o técnico Pedro Caixinha e sua comissão. A seguir, entenda os próximos passos do processo.
Com a derrota no Tribunal do Futebol da Fifa, o Santos solicitou os fundamentos das decisões e aguarda os documentos da entidade. Esse processo pode demorar por volta de 30 dias.
Depois disso, o clube terá mais 21 dias para apresentar recurso ao CAS. E a diretoria vai fazer isso. Em caso de novo revés, entretanto, será adicionado um juros de 5% ao ano em cima dos cerca de 2,5 milhões de euros.
O Santos considera que essa taxa é baixa. No Brasil, por exemplo, o comum é 1% de juros ao mês, ou seja, 12% ao ano.
Além disso, durante todo esse período, a obrigação de pagamento ficará suspensa. Ou seja, o Alvinegro Praiano só terá que pagar após a decisão final do CAS.
Não há um prazo exato para o fim de toda essa história. A tendência é que haja um desfecho apenas em 2026.
Pedro Caixinha e sua comissão técnica entraram com um processo na Fifa contra o Santos no início de maio. O Peixe queria pagar a multa ao longo de três anos. O ex-treinador da equipe, porém, recusou. Ele queria receber à vista, até o dia 2 de maio.
O português foi demitido no dia 14 de abril. Ao todo, foram 17 partidas com o técnico. Neste período, o Alvinegro Praiano somou seis vitórias, quatro empates e sete derrotas, além de 26 gols marcados e 21 sofridos.
Após a saída de Caixinha, o Santos contratou Cleber Xavier, que foi mandado embora em agosto. Atualmente, o clube é dirigido por Juan Pablo Vojvoda.