Deus me Dibre
·15 de outubro de 2023
In partnership with
Yahoo sportsDeus me Dibre
·15 de outubro de 2023
O centroavante do Cruzeiro, Gilberto, está treinando separado do restante do elenco do Cruzeiro. A medida, que pegou a todos de surpresa, ainda não teve seus motivos oficialmente divulgados pelo clube, mas informações apuradas por nossa reportagem apontam para o péssimo momento do atacante e as dificuldades apresentadas pelo mesmo de reverter sua situação.
Contratado em 2023 para ser o “homem-gol” da Raposa, Gilberto não conseguiu emplacar no ano. Com poucos lampejos do seu conhecido faro de artilheiro, o centroavante que usou inicialmente a camisa 21 e depois a 99, marcou apenas 6 gols e 1 assistência em 32 jogos disputados, sendo 3 desses gols numa única partida (contra o Villa Nova, pelo Campeonato Mineiro) e 2 contra o América (pelo primeiro turno do Brasileirão), sendo esses dois os últimos marcados pelo atacante com a camisa celeste, em maio deste ano.
O técnico do Cruzeiro, Zé Ricardo, comentou a situação de Gilberto após o empate em 0 a 0 contra o Cuiabá na Arena Pantanal, afirmando que a decisão de afastamento foi tomada em conjunto com a direção do clube. Ele também destacou o compromisso de desenvolver jovens talentos do clube para suprir a lacuna deixada no ataque:
“Agora é poder dar moral aos garotos que estão subindo e que a gente possa ter nesses garotos soluções no ataque que são o que a gente precisa. Temos convicção de que podemos melhorar nosso rendimento. O clube está imbuído em conduzir um futuro mais sólido e são etapas.”
A fase turbulenta vivida por Gilberto no Cruzeiro é a segunda pior de sua carreira, quando se observa seu desempenho nas últimas dez temporadas. Sua pior temporada ocorreu em 2016, quando atuou pelo Chicago Fire na MLS e não marcou gols em nove jogos. Ele retornou ao São Paulo em julho daquele ano, onde marcou apenas duas vezes em 10 partidas. Antes de chegar à Raposa, Gilberto atuou no Al Wasl, dos Emirados Árabes, onde marcou quinze gols em 31 jogos na temporada 2021/22.
Com contrato válido até o final de 2024, Gilberto agora se vê diante de uma decisão a ser tomada em sua carreira. A tendência é que o atacante busque uma solução para seu futuro antes do final deste ano, uma vez que não deve mais fazer parte dos planos do Cruzeiro.