Leonino
·06 de abril de 2025
Castigo de Proença a Varandas tem novos detalhes: Presidente do Sporting com impedimentos

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·06 de abril de 2025
FPF, agora presidida por Pedro Proença, aplicou castigo pesado a Frederico Varandas, líder do Sporting, que está impedido de várias coisas
|
Pedro Proença substituiu Fernando Gomes no cargo de presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). O Conselho de Disciplina (CD) do órgão que tutela o desporto rei em solo nacional suspendeu Frederico Varandas por quase dois meses e já se conhecem detalhes do castigo.
As restrições a Varandas impedem também o Presidente do Sporting de estar em qualquer área técnica. No entanto, o dirigente verde e branco não fica proibido de dar declarações, apenas terá de garantir que tal não se sucede nos locais em que está proibido de pisar até ao fim da sanção, estando 'livre' na final da Taça de Portugal.
O acórdão da decisão foi publicado na passada sexta feira e revela que o castigo inicial afastava Varandas durante 68 dias, mas que, devido ao "bom comportamento” do Presidente do Sporting, a pena foi atenuada para 51 dias, além do pagamento de uma multa de 8.568 euros. No entanto, os leões vão recorrer ao Tribunal Arbitral do Desporto (TAD).
O motivo do castigo deve-se ao líder máximo do Clube de Alvalade ter apontado o facto de alguns árbitros apitarem condicionados, criando desigualdade entre as equipas, numa entrevista recente à Sporting TV. Varandas deu exemplo de Tiago Martins no duelo entre Famalicão e Porto.
“Teve uma decisão onde anulou um golo ao Porto e marcou um penálti para o Famalicão. Foi uma decisão correta do Tiago Martins! O Porto perdeu pontos e depois vimos uma comunicação ‘old school’ que já vimos várias vezes e foi pedida uma reunião ao Conselho de Arbitragem… Houve muito ruído e tudo a bater no Tiago Martins… Depois, ele voltou a apitar o Nacional - Porto e há uma entrada para cartão vermelho e o mesmo Tiago Martins mostra cartão amarelo. O VAR chamou-o e o Tiago Martins manteve esse amarelo. Não tenho dúvidas que tomou a decisão por ter sido condicionado", disse, à data.
Confira as declarações de Frederico Varandas sobre os casos polémicos do futebol português: