Coluna do Fla
·23 de agosto de 2025
CBF antecipa fim do Brasileirão 2025 para evitar choque com disputa do Intercontinental

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·23 de agosto de 2025
O campeão da Libertadores vai disputar o Intercontinental em dezembro. Porém, de acordo com o calendário anteriormente divulgado de competições, se o dono do troféu sul-americano for brasileiro, teria um conflito de datas. No entanto, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, neste sábado (23), que vai antecipar o fim do Campeonato Brasileiro para o dia 07 de dezembro, para evitar o problema.
Segundo a nova programação do calendário da CBF, as rodadas 27, 29, 31 e 33 da Série A serão realizadas nos dias 5 e 19 de outubro, 2 e 9 de novembro, datas que originalmente estavam reservadas para as semifinais e finais da Copa do Brasil. Desse modo, a rodada final do Brasileirão será em 07 de dezembro, e não mais 21/12, como estava previamente agendado.
“Com esse ajuste, os jogos decisivos da Copa do Brasil foram transferidos para dezembro, ocupando os dias 10, 14, 17 e 21 de dezembro, datas que antes estavam destinadas a partidas do Campeonato Brasileiro. Ainda existe a possibilidade de utilizar a data de 26 de novembro para jogos de ida das semifinais da Copa do Brasil”, informou a CBF.
O Intercontinental 2025 está marcado para acontecer entre os dias 10 e 17 de dezembro. Assim sendo, Flamengo, Palmeiras e São Paulo, brasileiros que ainda estão vivos na Libertadores, sonham com o título sul-americano para enfrentar o PSG (FRA) na grande decisão.
A CBF contou com a ‘sorte’ para definir os ajustes. Afinal, os três brasileiros vivos na Libertadores já estão eliminados da Copa do Brasil. Por isso, a troca no calendário pôde ser efetuada. Flamengo, Palmeiras e São Paulo caíram para Atlético-MG, Corinthians e Athletico-PR, respectivamente.
Os torcedores do Flamengo estavam preocupados com o antigo calendário. Afinal, caso o Mengão conquiste o tetra da Libertadores em novembro, vai seguir na luta do título do Brasileirão até dezembro. Porém, teria que ‘abandonar’ as rodadas 35, 36 e 37 do nacional para viajar à disputa do Intercontinental. Agora, portanto, a CBF ajustou o calendário, e o Mais Querido pode seguir tranquilo na caminhada rumo aos troféus mais importantes do semestre.