OneFootball
·01 de outubro de 2025
In partnership with
Yahoo sportsOneFootball
·01 de outubro de 2025
Nesta quarta-feira (1), na sede do Rio de Janeiro, a CBF anunciou mudanças importantes no calendário do futebol brasileiro.
A principal delas é que a Série A do Brasileirão vai começar em 28 de janeiro, que será jogado ao longo de todo o ano, até 2 de dezembro.
O formato é o mesmo: 20 times se enfrentando em turno e returno, com quatro sendo rebaixados, seis com vaga na Libertadores (quatro diretas para a fase de grupos e duas para a segunda fase) e outras seis para a Copa Sul-Americana.
Os Estaduais vão começar em 11 de janeiro e terminar em 8 de março, com 11 datas apenas (antes eram 16 datas).
A Série B vai ter início duas semanas após o fim dos Estaduais, começando em 21 de março e terminando em 28 de novembro.
A Copa do Brasil vai ter início em 18 de fevereiro, com todos os 20 clubes da Série A entrando na nova quinta fase, e a final - em jogo único e campo neutro - disputada em 6 de dezembro.
Ao todo serão 126 times na disputa do torneio, com as cinco fases inicias em jogo único. A nova quinta fase é a última antes das oitavas.
São 102 vagas distribuídas nos campeonatos estaduais e outras quatro para os campeões das Séries C, D, Copa Verde e Copa do Nordeste (estes quatro entram na terceira fase). As oitavas, quartas e semifinal serão em jogos de ida e volta. A final será em partida única que encerra o calendário do futebol brasileiro no dia 6 de dezembro.
Todas as Federação Estaduais vão disputar os torneios regionais.
Início em 25 de março e término no dia 7 de junho. Os times classificados para competições Conmebol não disputam o torneio. O torneio sairá de 16 para 20 clubes.
A terceira divisão do Campeonato Brasileiro vai começar em 5 de abril e vai terminar no dia 25 de outubro. Apenas dois clubes serão rebaixados para a Série D no primeiro ano. A competição será ampliada, passando para 24 clubes em 2027, e 28 clubes em 2028. O formato será modificado a partir de 2028, com dois grupos de 14 e rebaixamento de seis equipes para a Série D.
A última divisão nacional também vai começar em 5 de abril e será encerrada no dia 13 de setembro. O torneio sairá de 64 para 96 clubes, com um aumento de 100 partidas no total. Os clubes terão no mínimo 10 jogos e no máximo 22.
O torneio será dividido em "Conferências", com a Copa Norte e a Copa Centro-Oeste. Terá início em 25 de março e término no dia 7 de junho. Aumento de 30 para 70 partidas. O Espírito Santo, apesar de estar geograficamente no Sudeste, disputa o torneio.
Além da Copa do Nordeste e da Copa Verde, a CBF anunciou a criação da Copa Sul-Sudeste. Equipes classificadas para os torneios Conmebol não disputam essas competições, que terão jogos justamente nas datas continentais. Apesar de estarem localizados na região sudeste, as equipes do Espírito Santo jogarão a Copa Centro-Oeste.
O novo torneio começa no dia 25 de março e termina dia 7 de junho. Serão 42 partidas sem as equipes que disputam torneios Conmebol. Serão 12 clubes na disputa e o campeão se garante na terceira fase da Copa do Brasil.
📸 Buda Mendes - 2025 Getty Images
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo