Blog do São Paulo
·06 de outubro de 2025
CBF anuncia afastamento de árbitro recorrente em beneficiar Palmeiras

In partnership with
Yahoo sportsBlog do São Paulo
·06 de outubro de 2025
Siga o canal SÃO PAULO FC – NOTÍCIAS no WhatsApp: https://l1nk.dev/whatsappgrupospfc
CBF anuncia afastamento de árbitro recorrente em beneficiar Palmeiras
Na 27ª rodada do Brasileirão 2025, a partida entre São Paulo e Palmeiras gerou grande polêmica por conta da atuação da arbitragem. Vários lances e a condução da arbitragem provocaram revolta do Tricolor: dentro da área, o jogador Allan, do Palmeiras, fez um deslizamento atingindo o atacante Gonzalo Tapia, mas a infração não foi marcada pelo árbitro, nem revisada pelo VAR.
Na ocasião, o São Paulo vencia por 2 a 0, mas o Palmeiras acabou reagindo e virou o jogo, deixando a equipe e a torcida são-paulina indignadas com o critério aplicado. Expulsão não apontada em solada bizarra de Andreas Pereira. Cotoveladas e pancadas de Gustavo Gomez. Laterais e faltas invertidas. Pisão de Gomez em Tapia. Puxão não visto no VAR no início do primeiro gol do Palmeiras. São inúmeros momentos. O clube formalizou reclamações à CBF, inclusive envolvendo contato direto com o presidente Samir Xaud.
Em nota oficial, a CBF anunciou o afastamento dos árbitros Ramon Abatti Abel e o árbitro de vídeo Ilbert Estevam da Silva, responsáveis pela partida, determinando treinamento e aprimoramento antes do retorno às atividades. Essa medida não adiantará de nada, mas é o mínimo. O mesmo árbitro foi afastado ano passado após beneficiar descaradamente o Palmeiras no Brasileirão. É um sistema recorrente, uma máquina de coincidências e manipulações.
O caso envolvendo o São Paulo não foi isolado na rodada, já que um episódio semelhante ocorreu no jogo entre Red Bull Bragantino e Grêmio. Um pênalti questionado no último minuto do confronto para o time paulista gerou revolta dos gaúchos, que se sentiram prejudicados por decisões da arbitragem ao longo da competição. Também por essa partida, os árbitros foram afastados e receberam a mesma punição de aperfeiçoamento e avaliação interna pela CBF, mostrando uma postura rigorosa da entidade no controle da arbitragem.
Para os torcedores do São Paulo, o episódio reforça o momento de atenção necessário dentro e fora de campo, com a certeza de que o clube luta contra adversários que vão além dos rivais em campo. A reação do clube e da torcida são de revolta mas ao fim, impotência. Nada muda. O sistema está corrompido, falido e o futebol brasileiro tomado.