CBF
·26 de novembro de 2025
CBF anuncia criação da ANRESF, agência independente que vai regular o Fair Play Financeiro no futebol brasileiro

In partnership with
Yahoo sportsCBF
·26 de novembro de 2025

A implantação do Fair Play Financeiro no futebol do Brasil vem acompanhada pela criação da Agência Nacional de Regulação e Sustentabilidade do Futebol (ANRESF), um órgão independente responsável por monitorar, fiscalizar, julgar e aplicar sanções do Sistema de Sustentabilidade Financeira (SSF). A ANRESF será composta por sete integrantes, nomeados pela CBF, que terão mandato de quatro anos.
Entre os pré-requisitos para a primeira composição da ANRESF está a necessidade dos integrantes possuírem reputação ilibada e notório saber econômico-financeiro ou jurídico.
Integram o órgão Caio Cordeiro de Resende, Cesar Grafietti, Marcelo Doval Mendes, Pedro Henrique Martins de Araújo Filho, Vantuil Gonçalves Junior, Igor Mauler Santiago e José Fausto Moreira Filho.

Caio Resende, diretor da CBF Academy, é um dos integrantes da ANRESFCréditos: Junior Souza / CBF
Será da ANRESF a responsabilidade de avaliar, julgar, negociar acordos e aplicar sanções que, no caso dos clubes incluem advertência pública, multa, retenção de receitas, Transfer ban, dedução de pontos, rebaixamento, não concessão ou cassação da licença e possibilidade de Acordo de Ajustamento de Conduta (AAC).
Já no caso de pessoas físicas, as sanções podem ser de advertência, multa, suspensão, proibição de exercer cargos e banimento. Compete ainda à ANRESF a responsabilidade de editar normas complementares, instruções e manuais operacionais que visem facilitar a implementação do regulamento de Sustentabilidade Financeira.
A ANRESF será estruturada em duas instâncias (Turmas e Plenário), sendo todas as decisões do Plenário (instância recursal) finais e definitivas.
Caio Cordeiro de Resende
Mestre e Doutor em Economia pela Universidade de Brasília. É Consultor Legislativo de Políticas Microeconômicas do Senado Federal (licenciado), Diretor da CBF Academy e Coordenador Executivo do Mestrado Profissional em Economia e Gestão do Esporte do IDP. É autor do livro “Fair Play Financeiro: Um Manual sobre o Jogo nos Bastidores do Futebol”.
Cesar Grafietti.
Economista com MBA em Finanças pela Mackenzie, atua como consultor independente em análise financeira, com mais de 25 anos de experiência no mercado financeiro brasileiro. Um dos maiores especialistas em finanças e gestão do futebol no Brasil, foi responsável pela análise da condição financeira dos principais clubes brasileiros e pela criação da Convocados, uma plataforma de conteúdo, educação e consultoria sobre o mercado do futebol.
Marcelo Doval Mendes
Mestre e Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo - USP. Auditor do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (2024-2025). Professor universitário e Coordenador acadêmico em programas de pós-graduação. Advogado especializado em direito regulatório e direito empresarial (recuperação judicial).
Pedro Henrique Martins de Araújo Filho
CEO e sócio-fundador do Grupo Planning, empresa de consultoria, finanças e contabilidade corporativa, com mais de 700 profissionais e forte atuação em vários segmentos, como indústrias, tecnologia, energia, futebol e outros, em todo o país. Lidera projetos de planejamento, conformidade tributária e desenho de modelos contábeis robustos, sempre com foco em migração de riscos, transparência das demonstrações financeiras e sustentabilidade de longo prazo dos negócios.
Vantuil Gonçalves Junior
Advogado especializado na área do Direito Desportivo desde 2002, sócio do escritório Trengrouse e Gonçalves Advogados Associados (TGA), foi diretor jurídico do Botafogo de Futebol e Regatas, membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República, representando o setor esportivo, e membro da Câmara Nacional de Resoluções e Disputas da CBF - CNRD.
Igor Mauler Santiago
Mestre e Doutor em Direito Tributário pela UFMG. Ex-Professor de Direito Tributário da UFMG e das Faculdades Milton Campos. Conselheiro da FIESP, da FecomércioSP e da Associação Comercial de SP. Sócio fundador da Mauler Advogados.
Jose Fausto Moreira Filho
Economista com MBA em Finanças pelo IBMEC e pela INSEAD. Possui larga experiência na área de finanças, tendo ocupado posições relevantes no setor de private equity na Funcef e no Santander e larga experiência como CFO de diferentes empresas no Brasil e no exterior, entre elas o Grupo Positivo (Argentina e Uruguai). É atualmente CFO do Grupo Onze.









































