
Central do Timão
·20 de setembro de 2025
CBF anuncia implementação experimental de sistema de desafio na Copa do Brasil Feminina

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·20 de setembro de 2025
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou na última quinta-feira, 18, a implementação experimental do Football Video Support (FVS) nas fases decisivas da Copa do Brasil Feminina 2025. A novidade permitirá que os técnicos solicitem revisões em vídeo durante os jogos a partir das quartas de final. O Corinthians, que venceu o Juventude por 3 a 0 na última quarta-feira, já está entre os oito classificados.
Diferente do VAR, o novo sistema não possui árbitros em cabines externas acompanhando o jogo em tempo real. A checagem será acionada exclusivamente pelos técnicos das equipes, que deverão entregar um cartão de desafio ao quarto árbitro. Os lances revisáveis permanecem os mesmos do protocolo anterior: gols, decisões de pênalti, cartões vermelhos diretos e erros de identidade. O árbitro central analisará os lances em um monitor à beira do campo, com o suporte técnico do quarto árbitro.
Foto: Reprodução/CBF
O FVS será aplicado pela primeira vez por uma associação nacional, após testes realizados pela Fifa nos Mundiais Femininos Sub-17 e Sub-20. Para fins de avaliação, o sistema será utilizado em dez partidas, incluindo quartas de final, semifinais e finais da Copa do Brasil, além de jogos da Copa Paulista, com apoio da Federação Paulista de Futebol. Para isso, a Comissão de Arbitragem da CBF convocou 17 árbitras e assistentes aptas a atuar nas ocasiões.
Segundo Rodrigo Cintra, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, a iniciativa busca aumentar a transparência e reforçar a credibilidade das decisões. O dirigente destacou que o treinamento já foi realizado com os técnicos classificados.
“Uma vez cedido aos treinadores, às equipes, o direito de solicitar esta checagem, nós passamos a analisar tecnicamente com a propriedade, conhecimento, experiência que o árbitro tem, e a partir daí a sua decisão passa a ser até mais respeitada, que é o que a CBF espera no final: a lisura do futebol”, explicou.
A medida chega após críticas recentes do Corinthians à arbitragem da final do Brasileirão Feminino contra o Cruzeiro, contestando a não expulsão da atacante Byanca Brasil no duelo de ida, em Belo Horizonte, após cotovelada na zagueira Érika, que resultou apenas em cartão amarelo. O episódio aumentou a pressão sobre a CBF para liberar os áudios completos do VAR.
Enquanto aguarda a definição do adversário nas quartas de final da Copa do Brasil Feminina, o Timão segue focado no Campeonato Paulista. Neste sábado, 20, às 11h, as Brabas recebem o Santos, também na Fazendinha, pela primeira fase da competição estadual.
Veja mais:
Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!
Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50