CBF conclui imersão na Europa para alinhar clubes e federações a modelos de excelência do futebol | OneFootball

CBF conclui imersão na Europa para alinhar clubes e federações a modelos de excelência do futebol | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: CBF

CBF

·15 de janeiro de 2026

CBF conclui imersão na Europa para alinhar clubes e federações a modelos de excelência do futebol

Imagem do artigo:CBF conclui imersão na Europa para alinhar clubes e federações a modelos de excelência do futebol

A CBF concluiu nesta quinta-feira (15) uma imersão internacional na Europa que reuniu representantes de 37 clubes das Séries A e B e de 13 federações estaduais.

Durante nove dias, a comitiva se aprofundou em conceitos, modelos de governança e estratégias das ligas e federações de Inglaterra, Alemanha e Espanha para temas como fair play financeiro, tecnologia e profissionalização da arbitragem.


Vídeos OneFootball


As inovações introduzidas desde o início da nova gestão da CBF prometem transformar o cenário do futebol brasileiro a partir deste ano. Foi para que todos os atores deste mercado estivessem na mesma página que a CBF idealizou a imersão na Europa. O grupo foi recebido pelos estafes da CBF e da CBF Academy, que montaram uma programação a partir de 7 de janeiro.

Imagem do artigo:CBF conclui imersão na Europa para alinhar clubes e federações a modelos de excelência do futebol

Samir Xaud, presidente da CBF, participa de evento na Federação Alemã de Futebol durante a imersãoCréditos: Thomas Böcker / DFB

“O principal objetivo da CBF com esse intercâmbio foi promover um alinhamento técnico e institucional inspirado nos modelos de excelência que observamos na Europa. A ideia não é copiar, mas adaptar. Estamos trazendo aprendizados sobre governança, formação contínua, critérios de avaliação, uso de tecnologia, gestão de pessoas e financiamento da arbitragem, temas centrais nas grandes ligas europeias, para fortalecer o nosso modelo nacional por meio do GT da Arbitragem”, disse o presidente da CBF, Samir Xaud.

Inglaterra, Alemanha e Espanha estão entre as cinco maiores ligas do mundo e possuem federações consolidadas em aspectos como fair play financeiro, arbitragem profissional e de vanguarda tecnológica e modelos de governança compatíveis com o mercado global do futebol.

Segundo Netto Góes, presidente do GT de Arbitragem da CBF, a metodologia desta imersão, que reuniu representantes dos clubes das Séries A e B, além de presidentes de federações, visa fortalecer os processos colaborativos propostos pela entidade, em um processo de conscientização para que os atores do futebol brasileiro entendam que o fortalecimento do produto tende a aumentar com a união entre as partes.

Imagem do artigo:CBF conclui imersão na Europa para alinhar clubes e federações a modelos de excelência do futebol

Netto Góes, presidente do GT de Arbitragem na CBF, diz que durante a imersão os clubes das Séries A e B conheceram, in loco, os conceitos que embasam o modelo de Fair Play Financeiro no BrasilCréditos: Thomas Böcker / DFB

“A imersão foi importante para mostrar, in loco, aos clubes das séries A e B todos os conceitos que estudamos para a elaboração do fair play financeiro e do GT de Arbitragem. Entender que todos estamos em um produto unificado, que precisa de atenção não só da CBF, mas de clubes, atletas, agentes, federações, vai tornar o futebol brasileiro mais forte. Além disso, estar aqui conhecendo modelos que deram certo na Europa permitirá que entendam a maneira que estes processos se deram na Europa e como serão implementados no Brasil”, disse Góes.

A primeira parada foi na Inglaterra, onde o grupo esteve de 7 a 10 de janeiro, para visitas ao PGMO, o programa da federação inglesa para profissionalização dos árbitros, às salas de VAR, ao icônico estádio Wembley e às instalações de Chelsea e Arsenal. Entre as palestras, o público pôde assistir a apresentações sobre o sistema de VAR e impedimento semiautomático utilizado na Inglaterra (SAOT, da Genius, que fornecerá o sistema para a CBF) e sobre a criação do sistema de fair play financeiro da Premier League.

Em seguida, o grupo seguiu para a Alemanha, onde esteve entre os dias 11 e 13 de janeiro. A comitiva desembarcou em Frankfurt, onde conheceu as instalações do clube local e o escritório da DFL (Liga de Futebol Alemã) e da DFB (Federação Alemã de Futebol), onde as diretorias da CBF e da federação alemã falaram sobre possíveis parcerias.

"Foi uma honra e um grande prazer receber a CBF aqui. Esperamos que isso possa fortalecer nossa relação e estamos ansiosos para voltar ao Brasil, agora com nossa seleção feminina, na Copa do Mundo de 2027", disse Holger Black, secretário-geral da DFB. Na ocasião, os dirigentes trocaram camisas e a comitiva brasileira pôde prestigiar ainda o jogo entre Stuttgart e Eintrach Frankfurt.

Imagem do artigo:CBF conclui imersão na Europa para alinhar clubes e federações a modelos de excelência do futebol

O vice-presidente e o presidente da CBF, Gustavo Dias e Samir Xaud, foram presenteados com camisas da seleção alemãCréditos: Thomas Böcker / DFB

“A visita da delegação da CBF e dos representantes dos clubes foi incrível e muito importante. Estamos iniciando um diálogo entre a Bundesliga e os clubes profissionais daqui, a Federação Alemã e a CBF, e tenho certeza absoluta que no futuro nos reuniremos mais vezes, teremos mais oportunidades de compartilhar nossas ideias e estratégias e terá sempre portas abertas de todos os clubes do Brasil”, disse Axel Helman, CEO do Eintracht Frankfurt.

A última parada foi em Madri, na Espanha, onde a programação teve palestras sobre a governança da LaLiga, modelo de arbitragem local e fair play financeiro.

Para o vice-presidente da CBF, Gustavo Dias Henrique, entender estes temas pela perspectiva espanhola, que consolidou estes temas em trabalhos anteriores, foi um aprendizado estratégico para os próximos passos da CBF em ambos os campos.

"O encontro entre a CBF, dirigentes das federações estaduais e representantes de clubes com a LaLiga foi uma oportunidade valiosa para conhecer mais sobre o modelo de gestão que transformou a liga espanhola em referência global. O fair play financeiro já é uma realidade no Brasil, e a CBF reafirma seu compromisso com esse processo ao buscar e se aprofundar nas experiências de outros mercados. A troca de experiências e a cooperação entre CBF e LaLiga representam avanços para o êxito das transformações em curso, que buscam fortalecer o futebol brasileiro", disse Dias.

Quem se juntou ao grupo na capital espanhola foi o coordenador executivo das seleções brasileiras masculinas, Rodrigo Caetano, que elogiou a programação proposta por CBF e CBF Academy.

"Foi um prazer ter participado da palestra na LaLiga e quero parabenizar esta inciativa do presidente Samir Xaud e do grupo diretivo da CBF e CBF Academy. Essa imersão dos dirigentes de clubes e de federações com novas ligas, ligas de sucesso, novos mercados do futebol brasileiro, vai trazer, sem dúvida alguma, uma enorme experiência e aprendizado na formação dos dirigentes brasileiros", disse Caetano.

Imagem do artigo:CBF conclui imersão na Europa para alinhar clubes e federações a modelos de excelência do futebol

O coordenador executivo das Seleções masculinas, Rodrigo Caetano, participou da última etapa da imersão, que aconteceu no QG da LaLigaCréditos: Divulgação

Matheus Benetton, vice-presidente do Criciúma que integrou a comitiva, elogiou a iniciativa da CBF, que enxerga como fundamental para que o futebol brasileiro amplie seus ativos desportivos e comerciais.

“É um movimento inédito e que, ao meu ver, foi acertadíssimo. Fizemos um grande networking e espero que possamos seguir nesse aprendizado”, disse.

Para Davi Feques, gerente da CBF Academy, um dos grandes exemplos da imersão no futebol europeu é a integração entre gestão, arbitragem e competição.

“A importância de ter todo esse público reunido está diretamente ligada à construção de uma arbitragem mais moderna, integrada e alinhada às melhores práticas internacionais. Quando reunimos federações, comissões, árbitros e a CBF, criamos um ambiente semelhante ao que vimos na Europa, especialmente em ligas como a LaLiga, a Premier League e a Bundesliga, onde a integração entre gestão, arbitragem e competição é um dos pilares do sucesso. O GT da Arbitragem nasce exatamente com esse objetivo: transformar conhecimento em prática e alinhar todo o sistema”, concluiu.

Saiba mais sobre o veículo