CBF confirma uso de impedimento semiautomático nas Séries A e B do Brasileirão a partir de 2026 | OneFootball

CBF confirma uso de impedimento semiautomático nas Séries A e B do Brasileirão a partir de 2026 | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·28 de julho de 2025

CBF confirma uso de impedimento semiautomático nas Séries A e B do Brasileirão a partir de 2026

Imagem do artigo:CBF confirma uso de impedimento semiautomático nas Séries A e B do Brasileirão a partir de 2026

A partir da temporada de 2026, as Séries A e B do Campeonato Brasileiro contarão com a tecnologia de impedimento semiautomático, conforme anunciado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aos clubes.  A informação foi divulgada na segunda-feira (28) durante a reunião da Comissão Nacional de Clubes, que contou com a presença de Rodrigo Cintra, líder da Comissão de Arbitragem da organização.

De acordo com o portal uol, há a possibilidade de testes pontuais em 2025, em partidas específicas, porém a implementação oficial da ferramenta só acontecerá em 2026.  A CBF visa aumentar a precisão e a rapidez da arbitragem, principalmente em jogadas de impedimento milimétrico, que exigem atualmente análises extensas com o traçado manual de linhas pelo VAR.


Vídeos OneFootball


Embora tenha comunicado internamente aos clubes, a CBF adotou uma postura cautelosa em público.  Em comunicado oficial, declarou que a implementação de novas tecnologias para a arbitragem, incluindo o impedimento semiautomático, ainda está em fase de análise. Nos bastidores, a entidade já está conduzindo estudos técnicos e financeiros para a compra de equipamentos e escolha de fornecedores.  O sistema, já empregado em importantes competições internacionais como a Copa do Mundo de Clubes e a Liga dos Campeões da UEFA, promete aumentar a agilidade nas decisões e reduzir a possibilidade de erro humano.

A modernização da arbitragem é considerada um passo essencial em face das constantes controvérsias no futebol brasileiro, e a introdução do impedimento semiautomático simboliza um progresso no compromisso com a transparência e a justiça no esporte.

Quando o Flamengo volta em campo?

Saiba mais sobre o veículo