ecbahia.com
·26 de novembro de 2025
CBF define calendário e traça caminho do Bahia no futebol feminino em 2026

In partnership with
Yahoo sportsecbahia.com
·26 de novembro de 2025

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou oficialmente o calendário das competições de futebol feminino para a temporada de 2026. O Bahia, com suas “Mulheres de Aço”, já tem o roteiro definido para a disputa da elite nacional e do principal torneio de mata-mata do país, que trazem novidades no formato e na extensão das datas.
O planejamento da entidade máxima do futebol brasileiro prevê um aumento no número de jogos e uma duração maior para os campeonatos, visando o desenvolvimento da modalidade.
Para o Esquadrão, o ano de 2026 promete ser mais uma vez intenso e importante para o fortalecimento e busca por afirmação do clube na elite nacional do futebol feminino, com foco total no Brasileirão A-1 e na Copa do Brasil.
A principal competição do país, o Brasileirão Feminino A-1, teve suas datas confirmadas e será disputado entre 15 de fevereiro e 4 de outubro de 2026.
Uma das grandes novidades é a ampliação do número de participantes, passando de 16 para 18 clubes na elite.
Essa mudança impacta diretamente o planejamento do Bahia, que terá mais adversários e um calendário mais cheio, totalizando em 17 partidas na primeira fase e mais equipes para disputar o G-8.
Em 2025, o Bahia terminou em sétimo lugar e enfrentou o Corinthians na segunda fase, em formato de mata-mata com ida e volta, sendo eliminado para o time que terminaria como heptacampeão nacional.
Além da taça, o Tricolor de Aço disputará uma premiação recorde, com o campeão levando R$ 2 milhões e o vice R$ 1 milhão. Os finalistas vão para a Libertadores de 2027.
A Copa do Brasil de futebol feminino também ganhou destaque no novo calendário e será realizada de 22 de abril a 15 de novembro de 2026. A competição contará com 66 clubes e terá um formato que privilegia os times da elite em fases mais avançadas.
As equipes que disputam o Brasileirão A-1, como é o caso do Bahia, entrarão diretamente na terceira fase do torneio da mesma forma que em 2025.
Outra alteração relevante é que, a partir das quartas de final, os confrontos serão disputados em jogos de ida e volta, aumentando o número de jogos.
Nesta temporada, o Bahia eliminou Grêmio, Atlético-MG e Red Bull Bragantino em formato de jogo único, sendo eliminado na semifinal pela Ferroviária.

Foto: Letícia Martins / EC Bahia
Assim como é tradicional, o Campeonato Baiano é a última competição a ser disputada pelo Bahia na temporada e será assim também em 2026, com a competição marcada para os últimos meses do ano.
No caso do calendário de 2026, a competição estadual deve ser marcada em data após o fim do Brasileirão A-1, como forma de evitar choque de datas para o principal clube do estado, mas ocorrerá junto com a reta final da disputa da Copa do Brasil, o que pode fazer com o que o Bahia priorize o torneio nacional, mas também possibilitando o uso de mais jogadoras.
Antes disso, é provável que ocorra a segunda edição da Copa Maria Bonita, que em 2025 reuniu pela primeira vez os nove campeões estaduais do ano anterior em um torneio de curta duração disputado na Arena Pernambuco. A competição teve divulgação da TV Globo e disputada no começo de outubro, durante uma pausa no calendário nacional. O Bahia caiu na semifinal para o Fortaleza.









































