Gazeta Esportiva.com
·29 de janeiro de 2026
CBF divulga análise do VAR em lance polêmico de São Paulo x Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·29 de janeiro de 2026

A CBF divulgou em seu site oficial, nesta quinta-feira, a análise da equipe do VAR no lance de possível pênalti para o Flamengo no último lance da partida. A conclusão da equipe de arbitragem é de que não houve pênalti, mantendo a decisão de campo.
O jogo da primeira rodada do Brasileirão de 2026 foi vencido, de virada, pelo Tricolor Paulista, por 2 a 1.
Veja também: Todas as notícias do Flamengo Todas as notícias do São Paulo Canal da Gazeta Esportiva no YouTube Siga a Gazeta Esportiva no Instagram
Aos 51 minutos da segunda etapa, no último lance da partida, quando o Flamengo buscava empatar o jogo que era vencido pelo São Paulo, Arrascaeta aproveitou rebote do goleiro Rafael na pequena área e finalizou para fora.
O camisa 10 do Rubro-Negro pediu pênalti, alegando que teria sido tocado pelo zagueiro Alan Franco na hora da finalização, mas o árbitro da partida, Wilton Pereira Sampaio, interpretou que não houve falta. A decisão de campo foi reiterada pela equipe do VAR, comandada por Rodrigo D’ Alonso Ferreira.
No vídeo divulgado pela CBF nesta quinta-feira, é possível acompanhar a checagem do lance, veja o que foi concluído:
“Para mim, ele chuta e depois tem o contato, ação de jogo”, opinou Wilton no primeiro momento.
“Na hora que o Arrascaeta vai chutar, ele bota a perna para trás, o jogador do São Paulo não muda a passada em nenhum momento – segue decisão de campo”, analisou Rodrigo D’ Alonso ao observar as imagens.
“O defensor não impacta no chute do Arrascaeta”, concluiu Wilton.
A interpretação, tanto do árbitro em campo quanto da equipe do VAR, foi de que o jogador do Flamengo provoca o contato com seu movimento e o toque não foi suficiente para configurar uma ação penal. A arbitragem ainda concorda que Arrascaeta conseguiu concluir a jogada sem ser impactado de maneira faltosa.
Logo ao fim da partida, os atletas do Flamengo foram cobrar o árbitro de maneira acintosa, assim, o meio-campista Jorginho foi expulso e desfalca o time na próxima rodada, diante do Internacional.
“Expulsei com cartão vermelho direto após o término da partida, o atleta número 21 da equipe C.R. Flamengo, Sr Jorge Luiz Frello Filho por vir em minha direção no centro do gramado de maneira exaltada e desrespeitosa me ofendendo com as seguintes palavras: ‘você é uma vergonha, está de palhaçada com a gente’. “, relatou o árbitro na súmula da partida.
O jogador ainda demonstrou sua insatisfação com o trabalho de Wilton Pereira Sampaio em entrevista pós-jogo.








































