Gremistas
·22 de setembro de 2025
CBF divulga áudio do VAR de pênaltis cometidos pelo Grêmio no Gre-Nal

In partnership with
Yahoo sportsGremistas
·22 de setembro de 2025
A grande vitória do Grêmio no clássico Gre-Nal, fora de casa, por 3×2, terá muitos capítulos fora de campo nos próximos dias. O tricolor teve 3 pênaltis cometidos e que geraram indignação no time, no técnico Mano Menezes e que inclusive rendeu um pronunciamento oficial do presidente do clube, Alberto Guerra, após o jogo.
As decisões tomadas pelo árbitro do clássico, Marcelo de Lima Henrique, geraram revolta por parte do Grêmio. Ao longo do jogo, foram 2 pênaltis assinalados no primeiro tempo (ambos cometidos por Erick Noriega), enquanto na etapa final o pênalti foi cometido pelo atacante André Henrique.
Ainda na noite deste domingo (21), a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou oficialmente o áudio que revela o diálogo entre o árbitro de campo, Marcelo de Lima Henrique, com a equipe do VAR, liderada por Rodrigo D´Alonso Ferreira.
No primeiro lance polêmico, que foi o pênalti assinalado de Noriega sobre Bernabéi, a avaliação da equipe do VAR foi de que o defensor gremista foi imprudente. Entretanto, logo após o acontecimento do lance, o árbitro de campo chega a sugerir uma aplicação de cartão amarelo ao jogador do Inter por simulação, bem como a equipe do VAR inicialmente não considera o lance como faltoso.
Já no segundo pênalti, que foi assinalado por toque de mão de Noriega, o árbitro de campo avaliou, após revisão, que o movimento feito por Borré, atacante do Inter, de puxar a camisa de Noriega, não foi faltoso. O árbitro de campo, Marcelo de Lima Henrique, ainda aplicou o cartão amarelo, mas não considerou o lance como ataque promissor.
Por fim, já no último lance do jogo, o pênalti foi cometido por André Henrique em Aguirre. Neste caso, não houve revisão e a decisão de campo foi mantida.
Além dos pênaltis, outro lance muito reclamado pelo Grêmio foi da expulsão de falta cometida por Arthur. Nesta situação, o tricolor reclamou da falta de critério da arbitragem, que não assinalou falta na mesma medida de punição em falta sofrida por Pavón, no início do jogo.