
Gazeta Esportiva.com
·21 de outubro de 2025
CBF divulga áudios do VAR em lances capitais de Santos x Vitória

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·21 de outubro de 2025
A CBF divulgou, na madrugada desta terça-feira, os áudios do VAR de lances do duelo entre Santos e Vitória, na Vila Belmiro. O jogo, válido pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, terminou com triunfo da equipe baiana por 1 a 0.
Foram divulgadas as análises de dois lances que ocorreram na partida. O primeiro deles ocorreu aos três minutos do primeiro tempo, quando Lautaro Díaz caiu dentro da área após lance com Edu, zagueiro do Vitória. Depois, aos 34 da etapa inicial, Brazão saiu do gol e derrubou Renzo López.
Enquanto o VAR anulou o possível pênalti do Santos, o árbitro de vídeo recomendou a revisão e confirmou a penalidade máxima para o Vitória.
Nos primeiros minutos do primeiro tempo, com o placar ainda zerado, Barreal lançou para Lautaro Díaz, que, ao tentar a finalização, caiu dentro da área. O árbitro Rafael Rodrigo Klein, que não tinha boa visão do lance, assinalou o pênalti para o Santos.
Porém, após breve análise, Emerson de Almeida Ferreira, responsável pelo VAR, encontrou uma imagem que mostrava Lautaro chutando o chão.
“Aguarde, Klein. Emerson falando. Jogador chutou o chão. O 43 (Edu) tem um braço apenas de referência e o jogador de branco chuta o chão. Recomendo uma revisão para não penal”, comunicou o árbitro de vídeo.
Quando foi ao vídeo, Rafael Rodrigo Klein concordou com a análise do VAR.
“Ok, jogador de vermelho não calça. Na hora do chute, ele (Lautaro Díaz) chuta o chão. Não penal, ok?”, comunicou.
Um pouco depois, aos 34 minutos da etapa inicial, o placar ainda estava zerado. Após levantamento de Matheuzinho, Gabriel Brazão saiu do gol e derrubou Renzo López. O árbitro mandou o jogo seguir, mas foi chamado por Emerson de Almeida Ferreira para revisar o lance.
“O branco joga a bola (zagueiro Patrick, que afastou o levantamento) e, depois, o goleiro pula por cima do atacante mesmo. Mas ele (o defensor) já tinha tirado“, disse.
Em uma análise mais longa, os jogadores de Santos e Vitória reclamavam com o árbitro, atrapalhando a comunicação com o VAR. Após dois minutos de análise, o responsável pelo VAR sugeriu uma revisão, indicando que “o goleiro não tinha possibilidade de disputar a bola“.
“Klein, eu vou te mostrar desde o início da jogada para você ver a distância que essa bola é jogada, o defensor tirando e, em seguida, o goleiro atropelando o atacante. O atacante está em posição legal, ok?”, disse Emerson.
Após ver o lance por dois ângulos, Rafael Rodrigo Klein confirmou a penalidade máxima.
“De forma imprudente, enquanto a bola ainda estava em jogo, o goleiro do Santos atinge o número 31 (Renzo López), e a bola estava em jogo. Tiro penal sem cartão, ok?”, sinalizou o árbitro.
Na cobrança, Matheuzinho deslocou Gabriel Brazão e marcou o único gol da partida, garantindo o triunfo do Vitória.
Com o resultado, o Santos aparece na 16ª colocação, agora com os mesmos 31 pontos do Vitória, que ainda fica dentro da zona de rebaixamento por ter uma vitória a menos no torneio.
Botafogo x Santos (30ª rodada do Campeonato Brasileiro)📅 Data e horário: 26 de outubro (domingo), às 16h (de Brasília)🏟️ Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Vitória x Corinthians (30ª rodada do Campeonato Brasileiro)📅 Data e horário: 25 de outubro (sábado), às 16h (de Brasília)🏟️ Local: Barradão, em Salvador (BA)
Ao vivo