CBF fecha acordo com empresa de tecnologia para impedimento semiautomático | OneFootball

CBF fecha acordo com empresa de tecnologia para impedimento semiautomático | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Jogada10

Jogada10

·11 de novembro de 2025

CBF fecha acordo com empresa de tecnologia para impedimento semiautomático

Imagem do artigo:CBF fecha acordo com empresa de tecnologia para impedimento semiautomático

A CBF anunciou, na última segunda-feira (10), a implantação do impedimento semiautomático a partir da primeira rodada do Brasileiro de 2026, no dia 28 de janeiro. Assim, a entidade fechou acordo com a Genius Sports, que atende grandes ligas pelo mundo, como a Premier League, para fornecer a tecnologia no Brasil.

Dessa forma, Harry Lennard, ex-assistente da liga inglesa, é o atual diretor de arbitragem da empresa. O profissional, portanto, apresentou detalhes do sistema e ressaltou a importância dessa novidade para a credibilidade dos árbitros.


Vídeos OneFootball


“Acho que a maior vantagem é restaurar o fluxo natural da informação: a bola entra, uma decisão é feita, o VAR faz a decisão, passa ao juiz que diz ao mundo. No sistema atual, quando você está desenhando as linhas, as pessoas de casa conhecem a decisão antes de que as pessoas no gramado saibam. Nosso sistema tenta restaurar o fluxo natural de informação e compartilhar e dar decisões mais rápidas, mais confiáveis e com mais credibilidade”, disse.

No Campeonato Inglês, utilizam a tecnologia com cerca de 30 aparelhos iPhone 16 Pro, com a tendência de uma atualização para os para modelos 17 Pro, nos estádios. Diante disso, esses celulares gravam as partidas em 4k e 100 frames por segundo.

Avanço importante para o futebol brasileiro

De acordo com o Lennard, o programa monitora milhares de pontos no corpo de cada atleta em campo. Ele salientou que, através de inteligência artificial, essa tecnologia define o momento exato do passe e quem são o atacante e o defensor que interessam para a análise.

“A cada fim de semana, na Premier League, há cerca de 250 impedimentos. O sistema, sozinho, tem 97,8% de acerto. É muito próximo de algo totalmente automático. Em um fim de semana recente, fomos usados em cinco decisões. Em apenas uma delas tivemos que mudar o ponto do toque na bola por dois frames”, frisou ao portal “ge”.

Por fim, o sistema é capaz de determinar automaticamente qual é o ponto do corpo do atleta que está mais próximo da linha de fundo. Um frame que será importante para definir os impedimentos com mais agilidade e precisão.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  TwitterInstagram e Facebook.

Saiba mais sobre o veículo