Gazeta Esportiva.com
·15 de novembro de 2025
CBF fecha acordo para ter impedimento semiautomático no futebol brasileiro em 2026

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·15 de novembro de 2025

Nesta sexta-feira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) assinou o contrato com a Genius Sports para a implantação do impedimento semiautomático no futebol brasileiro. A tecnologia estará disponível nas partidas da Série A do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil nas temporadas de 2026 e 2027.
A empresa parceira também fornecerá um sistema de rastreamento de jogadores, árbitros e da bola, além de uma plataforma de análise tática e de desempenho. A tecnologia da Genius será integrada ao VAR utilizado hoje pela CBF, da empresa Hawk-Eye.
Na última segunda-feira, Samir Xaud confirmou a implantação da nova tecnologia, durante a inauguração do Grupo de Trabalho da Arbitragem. Agora, com o contrato assinado, o presidente da CBF celebrou a inovação no Brasil.
Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por CBF • Seleção Brasileira de Futebol (@brasil)
“Estamos dando mais um passo decisivo no processo de modernização do futebol brasileiro. A chegada do impedimento semiautomático não é apenas uma inovação tecnológica, mas uma medida concreta para aumentar a precisão, a transparência e a credibilidade das decisões de arbitragem. É um movimento alinhado ao que há de mais avançado no futebol mundial, e a CBF seguirá trabalhando para garantir que nossas competições sejam referência em qualidade e justiça”, disse.
A Genius terá até o dia 10 de janeiro de 2026 para emitir o certificado SAOT em todos os 27 estádios dos times que estarão no Brasileirão. Segundo o contrato, cada praça esportiva será equipada com 24 câmeras, servidor Genius exclusivo no local, conexão dedicada mínima de 700 Mbps e garantia de estabilidade estrutural e ausência de vibração nas câmeras.









































