
Gazeta Esportiva.com
·01 de outubro de 2025
CBF promove mudanças na próxima Copa do Brasil; veja detalhes

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·01 de outubro de 2025
Além das mudanças nos calendários estaduais e regionais do futebol brasileiro, a CBF também promoveu alterações na Copa do Brasil. Entre as principais novidades, a entidade instituiu a final em jogo único, aumentou o número de times e modificou as datas da competição.
Seguindo a alteração das datas finais já aplicada nesta temporada, a Copa do Brasil passará a encerrar o calendário nacional, com a decisão ocorrendo após o término do Brasileirão. Agora em jogo único, a final será disputada no dia 6 de dezembro, enquanto a abertura da competição está marcada para 18 de fevereiro.
A Copa do Brasil terá um aumento significativo, passando de 92 para 126 equipes e de sete para nove fases.
Todas as equipes da Série A do Campeonato Brasileiro estarão presentes na competição. Esse modelo de classificação difere das últimas edições, que priorizavam os estaduais antes mesmo do Brasileirão.
Ainda assim, as vagas via estaduais continuam sendo maioria: 102 das 126 equipes virão dessas competições, com vagas distribuídas conforme o Ranking Nacional de Federações de 2026. Além disso, os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde, Série C e Série D também participarão do torneio.
Modelo da entrada de equipes na próxima Copa do Brasil. (Foto: Reprodução / CBF)
As quatro primeiras fases serão disputadas em jogos únicos, levando em conta o Ranking de Federações para definir os confrontos da primeira e segunda fases. Na terceira fase, ingressam os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde, Série C e Série D.
Esse total de 106 equipes se enfrentará até restarem 12 times, que se juntarão aos 20 da Série A a partir da quinta fase. A partir daí, oitavas, quartas e semifinais serão disputadas em duelos de ida e volta.
Após todas as edições com finais em jogos de ida e volta, a CBF promoverá a decisão em jogo único para a edição de 2026. A entidade evitou dar novos detalhes do confronto decisivo, mas antecipou que os estádios serão definidos previamente e que serão sempre com grande capacidade de público.
“Mais detalhes sobre como realizaremos essa final única serão divulgados em breve. O objetivo dessa final única é que ela seja realizada em estádios que comportem grande capacidade de público, que possam receber as torcidas das cidades, que tenham uma grande malha hoteleira, acesso viário ou aeroviário. Tudo isso será trabalhado“, disse Julio Avellar, diretor de competições da CBF.
Calendário de 2026 detalhado, destacando a final da Copa do Brasil no dia 6 de dezembro. (Foto: Reprodução / CBF)
Como a competição ocupará toda a extensão do calendário do futebol brasileiro, a Copa do Brasil também será impactada pela paralisação para a Copa do Mundo de 2026. Com início marcado para 18 de fevereiro e término em 6 de dezembro, as nove fases serão distribuídas ao longo de todos os meses do ano.
É provável que as primeiras fases, em jogo único, sejam disputadas antes do início da Série C e da Série D, previsto para 5 de abril.
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo