MundoBola
·16 de dezembro de 2025
CBF promove visitas técnicas a estádios para implementação do impedimento semiautomático

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·16 de dezembro de 2025

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) mantém o planejamento para implantar o impedimento semi-automático no futebol nacional e já iniciou a primeira etapa do processo técnico.
A empresa Genius Sports, responsável pela tecnologia, começou as visitas aos estádios da Série A para avaliar infraestrutura e definir os pontos de instalação dos equipamentos necessários.
Após essa fase inicial de análise, a entidade máxima do futebol brasileiro e a empresa parceira darão sequência ao cronograma com a etapa de testes, visando a adoção do recurso já no Campeonato Brasileiro.
No fim de novembro, arenas como Nilton Santos, Maracanã, São Januário, MorumBIS, Arena Barueri e Neo Química Arena já receberam a equipe técnica da Genius. Nesta terça-feira (16), foi a vez da Vila Belmiro.
Ainda em dezembro, outros sete palcos do Brasileirão passarão pela vistoria: Mineirão, Arena MRV, Cícero de Souza Marques, Ligga Arena, Barradão, Arena Fonte Nova e Couto Pereira.
Presente em Doha durante o prêmio FIFA The Best, o presidente da CBF, Samir Xaud, ressaltou o impacto positivo do impedimento semi-automático para o futebol brasileiro.
“A implementação do impedimento semiautomático é um passo importante para tornar o futebol mais justo e preciso. Acredito que a tecnologia, quando bem aplicada, fortalece o jogo e valoriza ainda mais o espetáculo. Por isso, já iniciamos esse processo com o objetivo de viabilizar o uso dessa ferramenta no começo do Campeonato Brasileiro", disse.
O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Rodrigo Cintra, também enfatizou a relevância da novidade no cenário nacional.
“A chegada do impedimento semiautomático no Brasil é muito bem vista por todos nós. O presidente Samir foi muito assertivo ao nos proporcionar este implemento já para a próxima temporada e o melhor, estamos falando de uma das melhores empresas do mundo, a Genius Sports, que atende a Premier League desde que a FIFA liberou tal tecnologia", destacou.
A Genius Sports seguirá com as inspeções técnicas em janeiro, quando visitará Beira-Rio, Allianz Parque, Arena do Grêmio, José Maria de Campos Maia, Baenão e Arena Condá.
A expectativa da CBF é que o impedimento semi-automático esteja em funcionamento já no início da Série A do Campeonato Brasileiro, ampliando a precisão das decisões de arbitragem.









































