CBF reúne árbitros da Série A para dar início ao período de treinos | OneFootball

CBF reúne árbitros da Série A para dar início ao período de treinos | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·15 de abril de 2025

CBF reúne árbitros da Série A para dar início ao período de treinos

Imagem do artigo:CBF reúne árbitros da Série A para dar início ao período de treinos

Na noite desta segunda-feira, a Comissão de Arbitragem da CBF iniciou a preparação de árbitros Série A, em evento realizado no Rio de Janeiro. Cerca de 75 profissionais, entre árbitros de campo, assistentes e árbitros de vídeo se apresentaram na capital carioca para dar início ao período de treinos, que acontece até a próxima quinta-feira.

Nesta terça-feira, os árbitros realizarão o primeiro dia de atividades. Os trabalhos serão divididos entre o Clube da Aeronáutica (CAER), o Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB) e o hotel da concentração.


Vídeos OneFootball


Pela parte da manhã, o CAER terá exercícios práticos, como jogos simulados por equipes do futebol carioca de base, com a montagem de uma estrutura do VAR, enquanto o CEAB receberá simulações para prática do VAR. Já à tarde, haverá atividades teóricas para todo o grupo.

A concentração acontece antes do início da quarta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Árbitros eventualmente escalados para os jogos seguirão viagem para apitar a partida e, em seguida, retornarão ao Rio de Janeiro para dar prosseguimento às atividades.

O coordenador-geral da Comissão, Rodrigo Cintra explicou que a iniciativa faz parte de um projeto-piloto para a profissionalização de arbitragem. O objetivo é reproduzir o cotidiano de trabalho de um árbitro profissional.

“Teremos três turnos de atividades, com parte prática, técnica e teórica. É um trabalho piloto também para a profissionalização que pretendemos fazer em, no máximo, 18 meses”, disse Cintra.

“Vamos trabalhar os princípios de treinamento na parte prática, o que já aprenderam na teoria e que vêm trabalhando no campo de jogo. Nosso trabalho é aprofundar estes conhecimentos, aplicando e repetindo procedimentos para que se automatizem nas equipes de arbitragem e fazer um alinhamento muito maior para a nova cultura do VAR, que é ajudar o árbitro a enxergar o que ele não vê no campo e auxiliá-lo a tomar a melhor decisão”, finalizou.

Este navegador não é compatível. Use um navegador diferente ou instale o aplicativo

video-poster
Saiba mais sobre o veículo