CBF reúne representantes de clubes da Série D para discutir melhorias na competição | OneFootball

CBF reúne representantes de clubes da Série D para discutir melhorias na competição | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·29 de julho de 2025

CBF reúne representantes de clubes da Série D para discutir melhorias na competição

Imagem do artigo:CBF reúne representantes de clubes da Série D para discutir melhorias na competição

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, se reuniu nesta terça-feira (29) com dirigentes dos clubes participantes da Série D do Campeonato Brasileiro. O encontro aconteceu no auditório da entidade, no Rio de Janeiro, e também contou com a presença virtual de representantes que não puderam comparecer presencialmente.

Com pouco mais de 60 dias à frente da CBF, Xaud reafirmou a promessa de promover uma gestão mais próxima das federações e dos clubes.


Vídeos OneFootball


“Nesse novo modelo de gestão estamos fazendo reuniões com todas as Séries. Já fizemos com a B, agora foi com a D, e isso tem uma representatividade, porque nesse formato de gestão a gente quer trazer os clubes mais próximos das federações, e as federações também mais próximas da CBF. Escutar é muito importante, até para tomadas de decisões futuras da gestão da CBF”, destacou o presidente.

A Série D, que reúne 64 equipes, possui uma dinâmica bastante próxima aos campeonatos estaduais, algo que Xaud conhece bem por sua experiência em uma federação menor.

“Para mim momentos como esse são de grande importância, até porque eu vim de uma federação pequena, que hoje tem um clube que participa da Série D. Eu já tenho uma sensibilidade em relação aos assuntos ligados a ela”, comentou.

Um dos temas abordados foi a sustentabilidade financeira da competição, especialmente para os clubes que são eliminados precocemente e podem ficar sem calendário até 2026. Xaud citou o acordo fechado no início de julho com o Grupo Metrópoles para a transmissão dos jogos como um passo importante para dar mais visibilidade à divisão.

“Queremos ter um produto rentável, com mais visibilidade, e para isso é preciso mostrá-la”, explicou.

O diretor de Competições da CBF, Julio Avellar, também destacou a importância do encontro.

“A CBF é a Casa do Futebol Brasileiro, nada melhor do que receber os representantes do futebol brasileiro em casa. Todos estão trabalhando para a mesma coisa, que é o aprimoramento do futebol brasileiro. E estes são os princípios da gestão do presidente Samir. Os pleitos são mais do que legítimos e fazem parte de uma melhora contínua da gestão da CBF”, disse.

Para Ricardo Gluck Paul, vice-presidente da CBF e ex-presidente do Paysandu, a abertura para o diálogo é um marco histórico.

“É preciso registrar o marco histórico que é essa vontade da CBF de promover um diálogo amplo. Você colocar todos esses clubes em um auditório, a presidência, a diretoria, para, de peito aberto, promover uma discussão é algo histórico. Fui presidente de clube, depois de presidente da Federação, e de coração, é a primeira vez que eu percebo essa vontade de dialogar na CBF”, afirmou.

Representante dos clubes da Série D na Comissão Nacional de Clubes, Rogério Siqueira elogiou a postura da entidade.

“Foi uma reunião excepcional, correspondeu às nossas expectativas. Nós nos sentimos muito incluídos. O que a gente busca é sustentabilidade, e foi muito bom saber que isso está sendo estudado pela Diretoria de Competições”, disse, apostando que a edição de 2026 será ainda melhor.

O presidente do Joinville, Darthanhan Oliveira, cujo clube segue na disputa, também aprovou a iniciativa.

“Foi uma reunião muito proveitosa, na qual pudemos ser ouvidos sobre o que projetamos para as competições futuras. Sabemos que fechar a conta não é fácil, mas saímos com a firmeza de que teremos uma competição forte no ano que vem, e que muitas coisas que pedimos poderão ser atendidas ainda neste ano”, declarou.

Saiba mais sobre o veículo