MundoBola Flamengo
·03 de agosto de 2025
Ceará 1x1 Flamengo: 2º tempo ruim e falha impedem vitória, mas Rubro-Negro segue líder

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·03 de agosto de 2025
O Flamengo empatou em 1 a 1 com o Ceará, no Castelão, no jogo válido pela 18ª rodada do Brasileirão. Após um primeiro tempo de amplo domínio e gol de Arrascaeta, o Rubro-Negro caiu muito de produção na segunda etapa, sofreu o empate em lance com falha de Rossi e não teve forças para retomar a vantagem no placar. O ponto fora de casa ao menos garante a permanência na liderança.
A primeira etapa foi de um Flamengo com domínio de posse de bola e volume de chances criadas, ainda que com poucas finalizações na direção do gol. Artilheiro do time na temporada, agora com 14 tentos, Arrascaeta abriu o placar aos 31 minutos após uma ótima jogada trabalhada entre Léo Ortiz, Plata e o Camisa 10.
O segundo tempo, no entanto, foi de um Flamengo que pouco conseguiu criar e sofreu o gol de empate em lance com falha de Rossi. O goleiro errou o tempo da bola ao tentar afastar escanteio e deixou Pedro Raul em condição de cabecear para a meta vazia. A sequência foi de um Fla que tentou pressionar sem efetividade e o Ceará armado para contra-ataques, mas o empate não saiu do placar.
Esse resultado mantém o Flamengo na liderança do Brasileirão. O Rubro-Negro chega aos 37 pontos, a mesma pontuação do Cruzeiro, e fica no topo pela vantagem no saldo de gols (24 a 19).
O início de partida foi exatamente como o esperado: amplo domínio do Flamengo com a posse de bola, todos os jogadores de linha no campo de ataque e volume de chances criadas. Logo nos primeiros minutos, roubada de bola de Emerson Royal gerou em cruzamento do próprio lateral na direção de Arrascaeta. Mas a defesa rival interceptou e mandou para escanteio.
As duas melhores oportunidades vieram na sequência: Plata finalizou de fora da área para defesa do goleiro e Bruno Henrique isolou finalização da marca do pênalti após receber passe de Samu Lino. O Ceará conseguiu duas escapadas em contra-ataques nos primeiros 15 minutos e uma terminou em finalização defendida por Rossi.
Esse cenário confortável do Flamengo passou por uma oscilação entre 20 e 30 minutos, mas logo o Rubro-Negro retomou o controle da partida. E foi justamente nessa segunda crescente que Arrascaeta abriu o placar. Léo Ortiz deu ótimo passe para Plata de três dedos, o atacante tocou de cabeça para o meio da área e Arrasca apareceu para completar de perna esquerda. Foi o 14º gol do uruguaio no ano, artilheiro do time.
A equipe ainda teve oportunidades de ampliar antes do fim do primeiro tempo, mas chegou ao fim com o 1 a 0 no placar.
A segunda etapa foi mais movimentada desde o início. O Flamengo teve a primeira boa oportunidade aos 8 minutos, quando Bruno Ferreira defendeu finalização de Samuel Lino. Mas o Ceará também encontrou mais espaço na defesa rubro-negra para levar perigo, e o cenário de um jogo aberto desfavorece o Rubro-Negro.
Somado ao momento de instabilidade, falha de Rossi foi crucial para o Fla sofrer o empate. Lucas Mugni cobrou escanteio na segunda trave, o goleiro ficou no meio do caminho pelo erro de tempo de bola e viu Pedro Raul cabecear para o gol praticamente vazio.
O Flamengo armou uma tentativa de pressão após sofrer o gol, mas cometeu muitos erros no terço final e poucos lances terminaram com finalizações. O Ceará, por outro lado, voltou para a configuração original de se defender e armar contra-ataques.