Ceará, Fortaleza e Sport pedem à CBF reconhecimento de títulos do Norte-Nordeste como Brasileiros | OneFootball

Ceará, Fortaleza e Sport pedem à CBF reconhecimento de títulos do Norte-Nordeste como Brasileiros | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·21 de outubro de 2025

Ceará, Fortaleza e Sport pedem à CBF reconhecimento de títulos do Norte-Nordeste como Brasileiros

Imagem do artigo:Ceará, Fortaleza e Sport pedem à CBF reconhecimento de títulos do Norte-Nordeste como Brasileiros

Nesta terça-feira, Ceará, Fortaleza e Sport, juntamente das Federações Cearanese (FCF) e Pernambucana de Futebol (FPF), enviaram à CBF um pedido de reconhecimento dos títulos dos Torneios Norte-Nordeste como Campeonatos Brasileiros.

Em nota oficial divulgada nas redes sociais, as entidades alegaram que o torneio foi equivocadamente considerado regional na época. O grupo afirmou que a competição fazia parte do projeto de nacionalização do futebol brasileiro realizado pela extinta CBD (Confederação Brasileira de Desportos).


Vídeos OneFootball


A iniciativa, idealizada desde o segundo semestre de 2023, pretende “corrigir uma injustiça esportiva”. Os clubes partem do mesmo príncípio que levou a CBF a reconhecer os títulos da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa como Brasileiros.

Quando aconteceu o Torneio Norte-Nordeste?

Houveram três edições da competição: em 1968, 1969 e 1970. O Sport foi o primeiro campeão, seguido do Ceará, enquanto o Fortaleza levantou o troféu da última edição do Norte-Nordeste.

Veja a nota na íntegra

“As entidades signatárias – Ceará Sporting Club, Fortaleza Esporte Clube, Sport Club do Recife, Federação Cearense de Futebol e Federação Pernambucana de Futebol – vêm a público informar que protocolaram junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pedido formal de reconhecimento dos títulos dos Torneios Norte-Nordeste de 1968, 1969 e 1970 como Campeonatos Brasileiros.

O trabalho, conduzido em conjunto desde o segundo semestre de 2023, reuniu dirigentes dos três clubes e das duas federações no levantamento de informações históricas e jurídicas, consolidando uma pauta comum em defesa do futebol do Nordeste e do reconhecimento nacional das conquistas.

O argumento central do requerimento é que, à época, o Torneio Norte-Nordeste foi considerado erroneamente como uma competição regionalizada, quando na realidade integrava o projeto de nacionalização do futebol brasileiro promovido pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD).

O Torneio Norte-Nordeste foi realizado em três edições: o Sport foi campeão em 1968, o Ceará em 1969 e o Fortaleza em 1970. Caso o pleito seja reconhecido pela CBF, os clubes passarão a ser considerados campeões brasileiros.

Num gesto de união e resgate histórico, as entidades signatárias reforçam que o pleito não busca criar privilégios, mas apenas corrigir uma injustiça esportiva, com base no mesmo princípio que levou a CBF, em 2010, a reconhecer a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa como equivalentes ao Campeonato Brasileiro.”

Saiba mais sobre o veículo