oGol.com.br
·06 de outubro de 2025
Ceará se impõe no Castelão, vence e complica vida do Santos na Série A

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·06 de outubro de 2025
Com uma forte imposição dentro de casa, o Ceará foi mais fatal do que o Santos nas chances criadas e venceu por 3 a 0, neste domingo, 5, pela 27ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Os gols do jogo foram marcados por Lucas Mugni, Pedro Henrique e Fernando Sobral.
A vitória faz o Ceará chegar a 34 pontos, na décima posição do Brasileirão mesmo com um jogo a menos. Já o Santos, com 28 pontos, é o primeiro time fora da zona de rebaixamento, perdendo a chance de se afastar.
O Ceará já começou a partida com tudo e ficou no quase no primeiro minuto, quando Dieguinho avançou pelo meio, soltou a pancada e contou com desvio no caminho para acertar a trave. Os momentos iniciais até eram equilibrados, mas o Vozão esteve mesmo mais objetivo. Aos 10, Pedro Raul desviou cruzamento no alto e a bola sobrou para Mugni, que soltou a bomba. Brazão ainda salvou em cima da linha, mas o argentino mandou para rede em seguida.
O Santos não teve alternativa a não ser buscar o ataque e se desproteger. Ainda assim, não conseguiu ter o controle da partida, que ficou aberta no restante do primeiro tempo. A grande chance do Peixe aconteceu aos 18 minutos, quando Rollheiser pegou bonito na bola em cobrança de falta frontal e acertou o travessão.
Quando teve a bola, o Santos encontrou pela frente um Ceará bem postado defensivamente não conseguiu agredir a área, sendo obrigado e arriscar de longa distância e sem ter sucesso. O Vozão também não deixou de atacar e assustou na pancada de Lourenço, com o peito da pé, após sobra. Gabriel Brazão espalmou em grande defesa.
O Ceará voltou a ficar no quase aos 36, com o lateral Matheus Bahia, que emendou de primeira na linha da área uma bola que veio caindo e a bomba acertou o travessão. Na reta final do primeiro tempo, o Santos até conseguiu permanecer no campo de ataque, mas sendo completamente inofensivo. Vozão em vantagem para o intervalo.
Na volta para o segundo tempo, o Ceará seguiu mais intenso e acelerando seus ataques com muita facilidade. O problema do Vozão foi a falta de qualidade no acabamento das suas jogadas, o que adiou um novo gol. Pedro Raul teve grande chance aos 5, após boa jogada de Galeano, mas acabou furando. Do outro lado, o Santos mal conseguiu colocar a bola no chão.
Mesmo com menor posse de bola, o Ceará foi mais objetivo. Aos 17, Pedro Raul foi lançado para brigar com os zagueiros na área, ganhou no corpo, girou na direita e soltou a pancada. Só mandou mais acima do que deveria. Então aos 21, um lateral longo deu certo para o Vozão, com Galeano livre para arrancar e servir Pedro Henrique, que fuzilou na saída de Brazão. 2 a 0.
O Santos foi para o desespero e passou a acertar o alvo. Aos 24, Souza entrou na área pela esquerda, soltou a pancada e Bruno Ferreira espalmou. Aos 28, Rollheiser brigou pela bola na entrada da área, emendou uma bicileta e o goleiro do Ceará espalmou de novo. As finalizações seguiram, mas já sem acertar o alvo.
O tempo foi passando e uma reação do Santos ficou improvável. O Ceará quase ampliou em pancada de Pedro Henrique que parou no travessão depois de defesaça de Brazão. O lance gerou contra-ataque do Santos e Bruno Ferreira fez duas defesaças em chutes de Caballero e Lautaro Díaz. No lá e cá, o Vozão matou. Fernando Sobral recebeu na meia-lua, bateu cruzado e fez a bola morrer na rede. 3 a 0.