FNV Sports
·13 de fevereiro de 2020
In partnership with
Yahoo sportsFNV Sports
·13 de fevereiro de 2020
Fundado na Escócia em 1888, com mais de 100 anos, com títulos nacionais e internacionais, o Celtic tem como principal rival o Rangers FC. Seu arquirrival faliu em 2012 e, por isso, ficou anos fora da elite, o que possibilitou com que os Bhoys ficassem próximo nos títulos nacionais.
Antes de mais nada, é importante ressaltar que a soberania no escocês vem desde o fim de o fim da década de 90. De 1998 para cá, o time da Escócia não venceu o título nacional em seis oportunidades (2000, 03, 05, 09, 10 e 11)
Enfim, vamos para a história! O primeiro jogo oficial foi logo contra os arquirrivais citado a cima, em maio de 1888. De certa forma, não poderia começar da melhor foram, 5 x 2, destaque para Neil McCallum, que entrou para a história do clube, ao marcar o primeiro gol do time da Escócia.
Então, já que o assunto é o clássico, o confronto foi nomeado como Old Firm, a Velha Firma, traduzido para o português. Para muitos, o confronto é apontado como a maior rivalidade do mundo, pois há diferenças culturais e religiosas envolvidas. O clássico ficou ficou conhecido com o nome porque boatos ocorreram de que os clubes forçariam um empate para lucrar mais com um terceiro jogo, tudo para lucrar mais. Por conta disso, uma briga generalizada entre as torcidas ocorreu.
O maior vencedor do “derby” escocês é o Rangers FC com 162 vitórias, ante 159 dos rivais. Ao todo, 99 confrontos entre as equipes terminaram em empate, dentro dos 420 confronto entre os clubes escoceses. O próximo Old Firm está marcado para a 31ª rodada, no dia 15 de março, com mando dos Rangers.
Prática desde os primórdios da história do clube, o time escocês sempre fez direto e objetivo com a torcida, tanto que em 1965 foi criado o The Celtic View, um jornal com notícias do clube. Do mesmo modo, o time escocês foi um dos primeiros a criar uma TV Digital, criando a Celtic TV em 2004.
Atualmente, o Celtic lidera o campeonato escocês com 67 pontos em 25 jogos, com 22 vitórias. O time comandado por Neil Lennon foi derrotado duas vezes nesta competição: 2 x 1 para os Rangers, em 29/12 e 2 x 0 para o Livingston, em 10/06. Entretanto, o atual campeão lidera com sete pontos de vantagem do segundo colocado. Neste ano, o time escocês pouco durou na Champions League, se despediu na terceira pré-eliminatória, perdendo o segundo jogo para o CFR Cluj (ROM).
Ao vivo