Ceni pede cautela com jovens, mas abre portas para Série A: “quem mostrar que está pronto” | OneFootball

Ceni pede cautela com jovens, mas abre portas para Série A: “quem mostrar que está pronto” | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: ecbahia.com

ecbahia.com

·13 de janeiro de 2026

Ceni pede cautela com jovens, mas abre portas para Série A: “quem mostrar que está pronto”

Imagem do artigo:Ceni pede cautela com jovens, mas abre portas para Série A: “quem mostrar que está pronto”

O técnico Rogério Ceni aproveitou o início do estadual para traçar o caminho que os jovens talentos do Bahia devem percorrer se quiserem figurar nos planos para o restante de 2026.

Após o primeiro triunfo do Bahia no ano, por 4 a 2 sobre o Jequié, o treinador destacou que as atuações no Baianão serão o principal critério de avaliação para definir quem terá condições de suportar a pressão de torneios como a Série A e a Copa Libertadores.


Vídeos OneFootball


Para o comandante tricolor, o desempenho em campo campo é o que falará mais alto do que qualquer expectativa externa.

Primeira chance para Luiz Gustavo no Bahia e a ‘régua’ do Brasileirão

Um dos nomes citados por Ceni foi o do zagueiro Luiz Gustavo, que estreou oficialmente pelo Esquadrão no último domingo. Embora tenha elogiado a personalidade do defensor, o técnico lembrou que o nível de exigência na elite do futebol nacional requer um amadurecimento que só o tempo e a repetição de bons desempenhos podem trazer.

O planejamento é dar minutos ao atleta de forma gradual para que ele esteja pronto quando os desafios de maior peso surgirem.

“Luiz Gustavo naquele momento, para usar em um Brasileiro, torcedor quer ver o cara… A gente tem que trabalhar mais. (Domingo) ele fez coisas boas, arrancadas, deixou de dar bola ao Zé, mas teve personalidade, não teve tanto tempo de treinamento. Fez boa jogada. Devagar vai ganhando minutos. Vamos avaliar com os jogos do Baiano para ver se está pronto para jogos do Brasileiro“.

‘Quem estiver mais pronto’: Ceni diz como avalia jovens para 2026

Rogério Ceni também fez questão de tirar o peso das costas dos atletas mais novos, como o atacante Dell, que foi uma das novidades na escalação titular.

O treinador ponderou que é necessário ter equilíbrio ao avaliar garotos de 17 anos, evitando colocá-los como soluções imediatas para problemas em competições continentais. A mensagem enviada pelo técnico é clara: a oportunidade em campeonatos maiores será uma consequência direta do desempenho diário nos treinamentos e dentro dos jogos oficiais.

“Essa oportunidade de jogar o Baiano vai falar quem está mais pronto, mas é injusto colocar expectativa em um garoto de 17 anos para resolver problemas em pré-Libertadores“. “Se o Dell se dedicar e evoluir, acho que ele pode ser mais usado. Mas não vou falar em cima de um jogo, tem que ser dois, três, quatro. Eles têm um treinador que pede e exige muito, mas se mostrarem que estão prontos vão receber oportunidades em campeonatos maiores“, disse o treinador do Bahia.

A estreia do Bahia na Série A está marcada para o fim deste mês, contra o Corinthians, em São Paulo. Até lá, Luiz Gustavo, Dell e outros jovens terão uma sequência de partidas no estadual para provar que a confiança depositada no Baiano também pode se estender para o Brasileirão.

Saiba mais sobre o veículo