Manchester City F.C.
·26 de janeiro de 2021
In partnership with
Yahoo sportsManchester City F.C.
·26 de janeiro de 2021
Phil Foden, que jogou 52 minutos na vitória por 5x0 sobre o West Bromwich Albion, chegou à sua 100ª partida vestindo a camisa do Manchester City.
Chegou ao clube com apenas 8 anos e desde muito jovem a sua qualidade deslumbrou a cada um dos treinadores que teve. Foi convocado em todas as categorias da seleção inglesa (do Sub-16 à Principal) e se sagrou campeão do Mundial Sub-17 sendo o melhor jogador do torneio e marcando 2 gols na final contra a Espanha.
Aos 17 anos e 177 dias substituiu Yaya Touré contra o Feyenoord, pela Liga dos Campeões, e se tornou o estreante mais jovem da história da instituição. Em seguida, acrescentou mais recordes à sua conta pessoal: o mais jovem jogador de futebol inglês a estrear uma partida da Champions League (vs Shakthar Donetsk) e a marcar um gol no torneio mais importante do continente (vs Schalke 04).
Hoje, com 20 anos (a 4 meses para completar 21 anos), chegou a 100 jogos oficiais com o clube do seu coração. Ganhou 85, empatou 7, perdeu 8 e dos 24 gols que já tem como “Cidadão”, 10 foram na Premier League, 6 na FA Cup, 4 na Taça da Liga e 4 na Champions League. Arsenal (2), Liverpool (1), Chelsea (1) e Tottenham (1), já sofreram com seus gols.
Além do título mundial que conquistou com a Inglaterra, foi campeão 8 vezes com o City: 2 Premier League, 3 Copas da Liga, 1 FA Cup e 2 Community Shield. Quando conquistou a sua primeira Premier em 2018, arrebatou a marca de Gaël Clichy, que até a chegada de Foden era o jogador de futebol mais jovem a conquistar o campeonato inglês.
Começou como uma promessa, mas já é uma realidade.