Ceará Sporting Club
·15 de dezembro de 2025
CESP: Ceará registra redução no número de lesões pelo terceiro ano consecutivo

In partnership with
Yahoo sportsCeará Sporting Club
·15 de dezembro de 2025


Foto: Gabriel Silva/Ceará SC
Fruto de um trabalho integrado entre os diversos setores que compõem o Centro de Saúde e Performance do Ceará (CESP), o Mais Querido encerrou mais uma temporada com números positivos relacionados às lesões registradas no elenco alvinegro. Em monitoramento realizado desde janeiro, o Ceará Sporting Club contabilizou 28 lesões ao longo de toda a temporada de 2025, o menor número desde o início do levantamento anual, iniciado em 2022.
Este foi o terceiro ano consecutivo em que os processos adotados pelo Ceará resultaram na redução do número de lesões, mesmo em um cenário de alta exigência física e com um calendário competitivo intenso, como o do futebol brasileiro.
No primeiro ano de acompanhamento, em 2022, foram registradas 64 lesões no elenco alvinegro. Em 2023, o número caiu para 53, representando uma redução de 17%. Já em 2024, a queda foi ainda mais significativa: 37 lesões, uma diminuição de 33% em relação ao ano anterior. Em 2025, as 28 ocorrências representam nova redução, desta vez de 24% em comparação aos 12 meses anteriores.
Divisão das lesões
Das 28 lesões registradas na temporada, 16 foram de origem muscular, o melhor número da série histórica, e 12 de natureza articular. O mapeamento mensal aponta, ainda, meses de destaque pela baixa incidência de casos: maio, junho, julho e setembro, períodos em que apenas uma lesão foi registrada em cada mês.
Coordenador de Saúde e Performance do Ceará Sporting Club, André Martins atribui os resultados a uma série de fatores, com destaque para a consolidação de processos bem definidos e para a autonomia concedida ao departamento.
“Os números de 2025 refletem a consolidação de um trabalho construído ao longo do tempo, sustentado por profissionais qualificados e por processos de saúde e performance bem estruturados e consistentes. De forma muito clara neste ano, esse cenário também foi fortalecido por uma diretoria que atuou com coerência ao confiar no embasamento técnico, garantir autonomia ao CESP e apoiar decisões pautadas em critérios profissionais. Essa cultura institucional permitiu alto nível de atuação dos setores do CESP, amadurecimento dos processos, e a manifestação da redução consistente do número de lesões de forma natural e sustentável”, avaliou.
Planejamento para a nova temporada
Em conjunto com os demais setores ligados ao futebol profissional masculino, o CESP já participa ativamente do planejamento para a temporada 2026. Entre as definições está o início da pré-temporada em formato remoto, com início marcado para o dia 26 de dezembro, seguindo protocolo adotado nas duas últimas temporadas.









































