MaisQueUmJogo - MQJ
·20 de outubro de 2024
In partnership with
Yahoo sportsMaisQueUmJogo - MQJ
·20 de outubro de 2024
Após a Data Fifa, as competições estão de volta. E nesta semana vai acontecer a terceira rodada da Champions League com dois confrontos de peso: Barcelona x Bayern e Real Madrid x Borussia Dortmund. O MQJ Memória vai relembrar, portanto, jogos marcantes entre espanhóis e alemães na competição.
Ao longo da história da Liga dos Campeões, ocorreram quatro finais entre times da Espanha e da Alemanha. A primeira, em 1960 foi entre Real Madrid e Eintracht Frankfurt e terminou com uma goleada história do clube espanhol no Hampden Park, em Glasgow: 7 a 3.
Na partida, Ferenc Puskás marcou quatro vezes e Alfredo Di Stéfano, três vezes, brilharam e garantiram o quinto título consecutivo para o Real Madrid. Richard Kress e Erwin Stein (duas vezes) descontaram para os alemães.
Real Madrid comemora título contra Eintracht Frankfurt (Photo by Keystone/Getty Images/Onefootball)
A segunda final aconteceu 14 anos depois, ou seja, em 1974, entre Bayern de Munique e Atlético de Madrid. O primeiro jogo terminou empatado por 1 a 1, com gols na prorrogação. Luis Aragonés abriu o placar para os espanhóis aos 9 minutos do segundo tempo da prorrogação e, Hans-Georg Schwarzenbeck empatou aos 20.
Dessa forma, a final foi decidida em um segundo jogo pela primeira vez. A partida, realizada dois dias depois, teve a vitória do Bayern de Munique por goleada: 4 a 0. Uli Hoeness e Gerd Müller marcaram duas vezes cada e garantiram o primeiro título europeu do time alemão.
Em 2001, novamente o Bayern de Munique participou de uma final da Champions League contra um clube espanhol, dessa vez, o Valencia. A partida, realizada no San Siro, em Milão, terminou no empate por 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação – e novamente os alemães saíram atrás do placar. Gaizka Mendieta, de pênalti, marcou aos 5 minutos para o clube espanhol e Stefan Effenberg, também de pênalti, empatou aos 50 minutos.
Assim, a decisão foi para os pênaltis. O Bayern de Munique levou a melhor por 5 a 4 com o goleiro Oliver Kahn sendo o herói do quarto título na competição ao defender três cobranças.
Oliver comemora defesa de pênalti – Foto: Stu Forster /Allsport /Onefootball
Por fim, a quarta – e última – final até o momento aconteceu em 2002 entre Real Madrid e Bayer Leverkusen. O clube espanhol venceu por 2 a 1 no Hampden Park, Glasgow.
Aos oito minutos, Raúl abriu o placar para o clube merengue. Já aos 13, Lúcio deixou tudo igual para o Bayer. No entanto, aos 45 minutos, Zidane, de voleio, marcou o gol que deu mais um título ao Real Madrid.
Real Madrid comemora gol na final (Photo by Gary Prior/Getty Images/Onefootball)
Barcelona e Bayer Leverkusen se enfrentaram nas oitavas de final da Champions League na temporada de 2011/12. O clube espanhol avançou com o placar agregado de 10 x 2. O jogo de ida, 3 a 1 para o Barça, gols de Messi, Xavi Hernández e Iniesta. Eren Derdiyok descontou.
Já no jogo de volta, o Barcelona goleou por 7 a 1 com show de Messi. O craque argentino marcou cinco gols e se tornou o primeiro jogador a balançar as redes cinco vezes em uma partida. Cristian Tello marcou duas vezes e Karim Bellarabi fez o gol de honra dos alemães.
Jogadores comemoram gol (Photo by David Ramos/Getty Images/Onefootball)
No jogo de ida da semifinal da competição na temporada 2012/13, o Borussia venceu o Real Madrid por 4 a 1 com show do Lewandowski, que fez todos os gols do time alemão. Cristiano Ronaldo descontou para o clube merengue.
No entanto, o Real Madrid venceu por 2 a 0 no jogo de volta em casa, com gols de Borussia também venceu no jogo de volta por 2 a 0, gols de Benzema e Sérgio Ramos, já no fim da partida, mas não conseguiu avançar. O placar agregado ficou 4 a 3 para o Borussia.
Jogadores do Borussia comemoram vitória por 4 a 1 (Photo by Martin Rose/Bongarts/Getty Images/Onefootball)
Bayern de Munique e Real Madrid protagonizaram uma das semifinais da competição em 2013/2014. O clube espanhol avançou para a final com o placar agregado por 5 a 0. Assim, no primeiro jogo, vitória por 1 a 0 com gol de Benzema. No jogo de volta, portanto, uma goleada por 4 a 0: dois do Sérgio Ramos e dois do Cristiano Ronaldo.
Aliás, as equipes já se enfrentaram 28 vezes na história. O Real Madrid venceu 13 vezes, enquanto o Bayern teve 11 vitórias. Real e Bayern já se enfrentaram várias vezes em fases eliminatórias, incluindo sete semifinais.
Sérgio Ramos e Cristiano Ronaldo, autores dos gols (Photo by Adam Pretty/Bongarts/Getty Images/Onefootball)
O Bayern de Munique aplicou uma goleada histórica contra o Barcelona na competição em 2019/20: 8 a 2. A partida, em jogo único no Estádio da Luz, em Lisboa. Aliás, foi a pior derrota da história do Barcelona em competições europeias e também o pior revés de Messi em toda sua carreira.
Assim, os oito gols dos alemães foram marcados por Müller (duas vezes), Perisic, Gnabry, Kimmich, Lewandowski e Philippe Coutinho (duas vezes). Alaba, contra e Suárez, descontaram para o clube espanhol. Dessa forma, com uma classificação histórica para a semifinal, o Bayern conquistou o título desta edição.
Messi na goleada histórica do Bayern em cima do Barcelona (Photo by Manu Fernandez/Pool via Getty Images/Onefootball)