oGol.com.br
·20 de julho de 2025
Chapecoense supera o América fora de casa e termina rodada no G4 da Série B

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·20 de julho de 2025
No jogo que encerrou a 17ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, a Chapecoense foi uma visitante indigesto e com gol cedo bateu o América Mineiro por 1 a 0. O Verdão do Oeste subiu para o quarto lugar da competição, com 26 pontos, enquanto o América, com 20, fica na 14ª posição.
Fora de casa, a Chapecoense já abriu o placar logo cedo. Aos 5, Mailton recebeu com liberdade na direita, bateu cruzado e após rebatida para frente do goleiro Matheus Mendes, Ítalo foi oportunista e completou para o fundo da rede.
Em casa e atrás do placar, o América Mineiro virou dono da bola e tentou uma reação em um jogo bastante movimentado. No entanto, a Chape que seguiu mais perigosa e só não ampliou aos 18, por causa de grande defesa de Matheus Mendes depois de pancada de Rafael Carvalheira.
A Chapecoense então colocou a bola na rede com Walter Clar, que recebeu de Gioavanni Augusto e tocou com categoria na saída do goleiro. No entanto, o gol acabou anulado por impedimento após revisão do VAR.
Do outro lado, o América Mineiro só conseguiu assustar a partir dos 32 minutos, quando David Lopes soltou uma pancada de fora da área e a bola carimbou o travessão. Pouco depois, Marlon apareceu bem na segunda trave para completar cruzamento de Júlio e assustou. Aos 45, a chance clara foi de Miqueias, no contra-ataque, mas o meia não aproveitou a possibilidade na frente da meta e chutou por cima.
A bola ficou com o América Mineiro, que trocou passes e rondou a área na volta para o segundo tempo. Entre muitos cruzamentos do Coelho, a zaga da Chapecoense levou a melhor e não sofreu grandes perigos. Além disso, também arriscou de fora da área quando teve a posse, mas sem assustar.
O América Mineiro conseguiu acertar o alvo somente aos 15, quando Miguelito abriu espaço na entrada da área, mas não dificultou a vida do goleiro Léo Vieira. Já aos 19, o empate quase saiu em cruzamento completado por Héber, que parou em defesaça do goleiro da Chape.
O tempo foi passando a torcida do América Mineiro no Independência se mostrou impaciente. A equipe da casa aumentou sua pressão, recuperou a bola a todo instante e acumulou finalizações. A melhor chance aconteceu aos 29, quando Marlon invadiu a grande área com espaço para finalizar e mandou à esquerda da meta.
O ataque contra defesa seguiu e nada do América Mineiro conseguir o gol de empate, com finalizações aos montes e pouco perigosas. A Chapecoense ainda conseguiu fazer Matheus Mendes trabalhar em nova conclusão de Rafael Carvalheira, além de fazer de tudo para quebrar a velocidade do jogo. O apito final confirmou a vitória do Verdão do Oeste.