Stats Perform
·05 de junho de 2020
In partnership with
Yahoo sportsStats Perform
·05 de junho de 2020
Ao contrário da Premier League, que já tem data certa para retornar, ainda no mês de junho, a Football Association (FA), entidade que controla o futebol na Inglaterra, resolveu cancelar a Superliga Feminina pelo restante da temporada.
Com isso, o Chelsea, que estava com 39 pontos, foi confirmado como o campeão da competição. O segundo lugar ficou com o Manchester City, com 40 pontos. Estranhou o segundo colocado ter mais pontos do que o primeiro? Isso aconteceu porque o cálculo utilizado não foi a pontuação total, e sim uma média de pontos por jogo. Como os Blues tinham um jogo a menos do que seu concorrente, acabaram levando o título da temporada 2019/20.
Na parte de baixo da tabela, o Liverpool, que está prestes a ganhar a tão sonhada Premier League no masculino, foi rebaixado após ocupar a lanterna da competição. Essa foi a primeira vez desde 2011, ano em que o campeonato foi criado, que os Reds descem para a segunda divisão.
Por outro lado, o Aston Villa conseguiu a vaga de acesso para a elite do futebol feminino inglês. O clube de Birmingham estava invicto até a parada do futebol, seis pontos pontos à frente do segundo colocado. Essa será a primeira vez que a equipe chega à primeira divisão.
O Manchester City, que estava em primeiro lugar até a paralisação do futebol, e só não foi campeão pelo sistema de pontos por jogo, termina entre os dois primeiros colocados pela quinta temporada consecutiva e ficou com a segunda vaga para a Champions League Feminina. Assim, o Arsenal, terceiro colocado, ficará sem competições europeias na próxima temporada.
"Em primeiro lugar, gostaria de agradecer aos clubes pela colaboração e apoio contínuos durante esse período”, disse Kelly Simmons, diretora de futebol profissional da FA. "Eles desempenharam um papel crucial para ajudar a moldar o processo de tomada de decisão”.
“Embora a temporada 2019/20 tenha sido prematuramente reduzida, foi uma campanha muito disputada e seu sucesso é merecido, com o resultado baseado em mérito esportivo”, destacou.
A Football Association também confirmou que o retorno da FA Cup Feminina, que está nas quartas de final, ainda está em revisão. A entidade deve tomar uma decisão sobre o futuro da competição até o final deste mês.