Leonino
·05 de abril de 2025
Chelsea em apuros! Contratações milionárias ao Sporting podem tramar Todd Boehly

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·05 de abril de 2025
Chelsea, que em março investiu muitos milhões em dois atletas do Sporting, faz as contas para superar momento complicado
|
O Chelsea está numa situação delicada a nível financeiro. O clube londrino está na mira da UEFA por ter acumulado cerca de 400 milhões de euros de prejuízos, nos últimos três anos, violando as regras do fair-play financeiro. As contratações milionárias de Geovany Quenda e Dário Essugo ao Sporting – oficializadas em março – não ajudam à situação.
Os elevados prejuízos registados pelos blues ultrapassam largamente o limite de 200 milhões de euros estabelecido pela UEFA. E nem a venda anunciada da equipa de futebol feminino a uma empresa parece ser suficiente para resolver a situação – de acordo com o jornal inglês The Times, o organismo que tutela o futebol europeu não aceitou o negócio – e o clube espera por um castigo pesado.
notícias relacionadas
Futebol. Depois de Quenda e Essugo, Chelsea apresenta 100 milhões por extremo da formação do Sporting
< >
O investimento muito elevado do Chelsea em reforços para a equipa, nos últimos anos, tem contribuído para o desequilíbrio das contas do clube. Só em março, os blues acordaram com o Sporting o pagamento de 52,1 milhões de euros pela contratação de Geovany Quenda – que representará o emblema londrino apenas a partir da época 2026/27 – e de mais 22 milhões de euros para recrutar Dário Essugo, que se apresentará em Stamford Bridge no próximo verão. De resto, na temporada passada, o clube inglês investiu cerca de 448 milhões de euros em contratações, um valor que foi ainda superior em 2022/23 – 582.40 milhões.
Certo é que os responsáveis do Chelsea já estão em contacto com a equipa do presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, para procurar resolver a situação. O clube de Londres já sabe que, como é habitual nestes casos, lhe será apresentada uma multa elevada e uma proposta para se submeter a um controlo financeiro apertado, nas próximas temporadas. E o aviso será bem claro: qualquer novo incumprimento financeiro terá como consequência imediata o afastamento do Chelsea das competições europeias, por uma temporada.
Nesta altura, o clube de Stamford Bridge, orientado pelo italiano Enzo Maresca, está no quarto lugar da classificação da Premier League, com 52 pontos – menos 21 do que o líder Liverpool. E segue na luta pela conquista da Liga Conferência – nos quartos de final da prova, onde vai defrontar os polacos do Légia de Varsóvia.