Cinco coisas que aprendemos com “A despedida do Txiki” | OneFootball

Cinco coisas que aprendemos com “A despedida do Txiki” | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Manchester City F.C.

Manchester City F.C.

·03 de setembro de 2025

Cinco coisas que aprendemos com “A despedida do Txiki”

Imagem do artigo:Cinco coisas que aprendemos com “A despedida do Txiki”

O novo documentário do City Studios já está disponível.

“A Despedida de Txiki” é um documentário de longa-metragem que explora o que tornou Txiki Begiristain excepcional em seus 13 anos no Manchester City.O diretor de 61 anos deixou oficialmente o cargo no clube no final de julho, após supervisionar nossa transição com Hugo Viana.


Vídeos OneFootball


Com relatos de pessoas mais próximas a ele, tanto no trabalho quanto na vida pessoal, “A Despedida do Txiki” é imperdível para quem se interessa em saber como o City se tornou o clube que é hoje.

Já está disponível no City + e em nosso aplicativo oficial para qualquer torcedor com uma assinatura CITY+ ativa. Novos assinantes podem obter £ 15 de desconto na assinatura anual usando o código SAVE15.

Aqui está algo que aprendemos com o documentário...

o substituto de pep

Durante o jantar no Tast, Txiki relembra o momento em que disse a Ferran Soriano que supervisionaria a transição de Pep Guardiola para o nosso próximo técnico.

Isso com a condição de que Guardiola permanecesse em Manchester por um período semelhante ao de Barcelona e Bayern de Munique.

No entanto, o técnico está agora em seu décimo ano no Etihad Stadium e superou o próprio Begiristain em termos de permanência no clube!

Trabalhar ao lado de dois de seus amigos mais próximos na Academia de Futebol do City e alcançar o sucesso consistente levou Guardiola a renovar seu contrato com o City diversas vezes.

Sua última extensão de contrato (em novembro de 2024) deixou Txiki pronto para entregar essa responsabilidade.

Quando chegar a hora, a tarefa de encontrar um sucessor para o nosso maior técnico de todos os tempos caberá a Hugo Viana e ao restante da equipe técnica.

Imagem do artigo:Cinco coisas que aprendemos com “A despedida do Txiki”

depoimentos íntimos

Os depoimentos de nossas maiores estrelas não deixam dúvidas sobre a enorme estima que Txiki tem no Manchester City.

Erling Haaland e Rodri são apenas dois dos jogadores que descrevem como sua abordagem calma e profissional os ajudou em seus primeiros dias no Clube e em seu desenvolvimento para se tornarem os talentos de classe mundial que são hoje.

Também não devemos esquecer as reflexões de figuras como Soriano, Guardiola, Brian Marwood e o presidente Khaldoon Al Mubarak sobre o tempo que passaram com ele.

homem de família

Txiki é amplamente reconhecido por seu estilo descontraído, porém profissional.

Embora sua esposa e filha, de seu apartamento no centro de Manchester, lhe garantam que ele é um homem de família em todos os sentidos da palavra, elas também reconhecem que ele sempre colocou as necessidades do clube em primeiro lugar.

Um cargo como Diretor de Futebol exige viagens extensas e ligações a qualquer hora do dia ou da noite, algo que Txiki sempre aceitou como parte de suas responsabilidades.

Imagem do artigo:Cinco coisas que aprendemos com “A despedida do Txiki”

Para cumprir seu papel, sua família diz que ele teve que perder muitas ocasiões especiais em nome do City.

Não é de se admirar que, aos 61 anos, ele queira se afastar para aproveitar mais tempo com seus entes queridos!

Cruyff, o mentor

Em entrevista a Pep e Ferran no Tast, Txiki explica que se tornar treinador nunca lhe passou pela cabeça.

O ex-jogador da seleção espanhola analisa o estresse e as exigências da vida de um técnico, o que o faz admirá-los tanto, antes de revelar onde achava que sua carreira terminaria depois de parar de jogar:"Eu estava pensando mais em ser olheiro", disse ele.

Ao que Pep rapidamente responde: "Até Johan (Cruyff) dizer: 'Você vem para cá!'"

O falecido jogador e treinador holandês é considerado uma das figuras mais inovadoras da história do futebol.

Ele também treinou Pep Guardiola e Txiki no Barcelona, ​​um período crucial que marcou o resto de suas vidas e a história do Barça e do City desde então.

TXIKI, ativo na busca de seu sucessor

Tendo feito um trabalho incrível por 13 anos e diante da possibilidade de se aposentar, Begiristain poderia ser perdoado por não demonstrar muito interesse em seu sucessor.

No entanto, o técnico de 61 anos foi muito ativo na busca pela pessoa certa para assumir suas responsabilidades e passou grande parte de 2025 ajudando-o a se familiarizar com a vida no City.

Txiki fala sobre o que os torcedores do City podem esperar de Hugo Viana, por que o português era a escolha perfeita e o que o motivou a querer levar seu cargo até o fim.

Saiba mais sobre o veículo