OneFootball
Vitor Geron·25 de abril de 2020
In partnership with
Yahoo sportsOneFootball
Vitor Geron·25 de abril de 2020
É fácil lembrar de Zidane em 1998, Ronaldo e Rivaldo em 2002, Buffon e Cannavaro em 2006, Kroos em 2014 ou Mbappé em 2018. Mas em todas essas conquistas, havia também jogadores quase anônimos que entraram para história das Copas.
Se Messi, Ronaldo, Ibrahimovic, Platini, Zico, Cruyff nunca levantaram a taça do Mundial (como nós lembramos aqui), o Onefootball destaca agora cinco campeões da Copa do Mundo que você provavelmente não conhece:
Foto: Eric Feferberg/AFP via Getty Images
Quando todos esperavam a convocação de Ibrahim Ba, do Milan, em 1998, a vaga ficou com Bernard Diomède. O jogador do Auxerre fez apenas oito jogos pela seleção francesa, todos em 1998.
Mais do que isso, ele foi titular em três partidas da Copa, antes de perder a vaga. Depois do título, nunca mais foi convocado. Em clubes, teve uma passagem relâmpago pelo Liverpool, até parar em equipes da segunda divisão francesa, até anunciar a aposentadoria, aos 34 anos, após um ano e meio sem clube.
Foto: William West/AFP via Getty Images
Por ser brasileiro, talvez seja o mais conhecido da lista. Zagueiro de confiança de Felipão, Polga era conhecido pelos gols marcados no Grêmio. Na Seleção, o Mundial foi o principal momento do jogador, que chegou a ser titular em uma partida.
Depois foi jogar no Sporting, em Portugal, e teve uma breve e discreta passagem pelo Corinthians, suficiente para ganhar também o Mundial de Clubes.
Foto: Odd Andersen/AFP via Getty Images
Marco Amelia era a aposta para ser o sucessor de Peruzzi e Buffon em 2006. A expectativa foi suficiente para dar ao jovem goleiro do Livorno uma vaga no grupo campeão em 2006.
Depois ele ainda passou por Palermo, Genoa, Milan e até pelo Chelsea, sempre sem brilho.
Foto: Clive Rose/Getty Images
O lateral-direito Kevin Großkreutz não entrou em campo em 2014, mas fez parte do grupo campeão no Brasil. Na época, aos 25 anos, ele atuava com regularidade pelo Borussia Dortmund.
Depois do Mundial, a carreira de Großkreutz desandou. Ele chegou a jogar pela equipe B do Dortmund, depois atuou pelo Galatasaray e Stuttgart, até ser dispensado depois de uma briga em um bar. Na sequência atuou na segunda divisão alemã, e o último time do jogador, que ainda tem 31 anos, foi o KFC Uerdingen, da terceira divisão alemã.
Foto: Odd Andersen/AFP via Getty Images
Rami jogou a Euro de 2016 depois do corte de Varane, e a Copa de 2018 após a lesão de Koscielny. O veterano zagueiro nem precisou entrar em campo na Rússia para garantir a medalha de campeão mundial.
Em 2019, ele ainda foi dispensado do Olympique de Marselha por ter faltado um treino para participar de um reality show francês, quando dizia estar lesionado.
Foto destaque: Alaor Filho/AFP via Getty Images