Leonino
·05 de abril de 2025
Cinco meses depois, Sporting volta a respirar de alívio e há dedo de Rui Borges

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·05 de abril de 2025
Rui Borges, treinador do Sporting, fez algumas alterações na equipa verde e branca e resultados começam a aparecer
|
Pela primeira vez, nos últimos cinco meses, o Sporting não sofreu golos em dois jogos consecutivos. Nas recentes vitórias frente a Estrela da Amadora (3-0) e Rio Ave (2-0), os leões mantiveram a sua baliza inviolada e, além dos cinco golos marcados no total, também cumpriram a missão no plano defensivo.
A última vez que a equipa verde e branca tinha visto os adversários ficarem em 'branco' em duas partidas seguidas aconteceu em outubro passado. No final desse mês, a formação ainda orientada por Ruben Amorim venceu o Sturm Graz, na Áustria, por 2-0, em jogo da Liga dos Campeões, e, dias depois, foi ao terreno do Famalicão triunfar por 3-0, numa partida da 9.ª jornada do campeonato.
Fazendo a comparação entre os dois momentos, facilmente se percebe que muito mudou na estrutura defensiva dos leões, a começar pela baliza. Em outubro, o titular era Franco Israel, agora relegado para o estatuto de suplente de Rui Silva – contratado no mercado de inverno ao Bétis, num empréstimo com opção de compra obrigatória que pode custar cerca de 5,75 milhões de euros ao Clube de Alvalade. No que diz respeito ao centro da defesa, nos jogos frente a Sturm Graz e Famalicão, Ruben Amorim apostou em Zeno Debast, Gonçalo Inácio, Ousmane Diomande e na adaptação de Ricardo Esgaio. Agora, as escolhas de Rui Borges são um pouco diferentes, como demonstra a titularidade de Jeremiah St. Juste, frente ao Rio Ave, e de Eduardo Quaresma, na Reboleira.
Para os leões, a melhor série da temporada sem golos sofridos registou-se entre final de agosto e final de setembro. Em seis jogos, a equipa de Ruben Amorim venceu sempre sem sofrer golos: Farense (5-0), Porto (2-0), Arouca (3-0), Lille (2-0), AVS (3-0) e Estoril (3-0). O excelente momento defensivo foi interrompido com o empate 1-1 diante do PSV, para a Liga dos Campeões.
A expectativa para perceber se o bom registo defensivo dos leões se mantém no próximo jogo. A sempre exigente receção ao Braga, a contar para a 28.ª jornada do campeonato, está marcada para as 20h45 da próxima segunda-feira, no Estádio José Alvalade. Não sofrer golos nesse encontro será fundamental para a conquista de mais três pontos, na luta pelo bicampeonato.