
Manchester City F.C.
·21 de setembro de 2025
City empata com o Arsenal em Londres

In partnership with
Yahoo sportsManchester City F.C.
·21 de setembro de 2025
Haaland abre o placar no Emirates aos 09 do 1º tempo, City segura a pressão do Arsenal quase até o fim, mas Martinelli marca aos 92 minutos para empatar e frustrar os planos do City no Emirates Stadium.
Pela 3ª partida seguida, Pep Guardiola repetiu a mesma escalação na temporada 25/26, algo que só havia acontecido outras duas vezes durante a Era Pep no Manchester City. Com Donnarumma no gol, Khusanov na lateral-direita, a zaga formada por Rúben Dias e Gvardiol, e o trio de ataque com Doku, Foden e Haaland, Pep deu um voto de confiança ao time que venceu o Manchester United e o Napoli nos últimos dois compromissos.
E apesar de uma pressão inicial do Arsenal nos 10 primeiros minutos, o City foi cirúrgico e abriu o placar em sua primeira oportunidade em um ensolarado Emirates Stadium. Aos 09 minutos, contra-ataque veloz e Reijnders conduziu muito bem a bola para tocar em profundidade para Erling Haaland, que só teve o trabalho de olhar para o goleiro Raya e chutar no cantinho, marcando seu 6º gol em 05 jogos na Premier League.
Aos 19 minutos, quase o segundo gol do City na casa do Arsenal. Roubada de bola perto da área dos Gunners e Tijjani Reijnders finalizou rasteiro, mas o goleiro Raya caiu bem para fazer a defesa. Nos primeiros 25 minutos, os donos da casa pouco ameaçaram a meta defendida pelo goleiro Donnarumma, exceto em escanteios muito bem afastados por Donnarumma e seus quase 2 metros de altura.
Na reta final do 1º tempo, o Arsenal chegou a ter incríveis 87% de posse de bola, algo incomum para o City de Pep Guardiola, mas pouco perigo levava à meta do italiano Donnarumma. Aos 37 minutos, Jeremy Doku fez fila na marcação e rolou para o camisa 16 Rodri, mas o chute de perna esquerda do espanhol passou por cima da trave do goleiro Raya, em outra boa oportunidade criada pelos visitantes no Emirates.
Aos 43, boa chegada do Arsenal, com Madueke pelo lado direito, mas Donnarumma saiu novamente abafando o levantamento na pequena área. Pouco depois, novamente Madueke apareceu bem dentro da área e finalizou firme, mas Donnarumma estava atento para espalmar e evitar o empate dos anfitriões. E foi a última emoção em um 1º tempo no qual o Arsenal teve bastante a bola e o City foi perigoso nos contra-ataques para sair com a vitória parcial.
Pep Guardiola mexeu já no intervalo, colocando Matheus Nunes na vaga do uzbeque Khusanov, que já havia sentido uma lesão no primeiro tempo. E a primeira oportunidade na etapa final foi do Arsenal, com Zubimendi batendo de fora da área. Aos 49, Eze, que também entrou no intervalo, finalizou com perigo, mas Donnarumma salvou novamente.
Aos 56, quase o segundo do City. Em mais um contra-ataque veloz, Haaland surgiu com campo livre e bateu firme já dentro da área, mas Raya estava esperto para defender e evitar que os Blues ampliassem o placar na capital da Inglaterra.
Aos 67, a segunda mudança de Pep Guardiola, com a entrada de Nathan Ake no lugar do meia-atacante Phil Foden, na tentativa de proteger ainda mais a zaga e combater os muitos cruzamentos do Arsenal na área do Manchester City.
Aos 76 minutos, foi a vez de Erling Haaland ser substituído para a entrada de espanhol Nico González. Aos 81, quase o segundo gol do City, em boa jogada individual de Jeremy Doku, que deixou a marcação para trás, mas errou a finalização na saída do goleiro Raya.
Já na reta final, O'Reilly e Doku deixaram o campo para as entradas de John Stones e do brasileiro Savinho, com o City explorando os contra-ataques e tentando segurar a pressão do Arsenal. Porém, nos acréscimos, o balde de água fria no City. Aos 92 minutos, lançamento longo e o brasileiro Gabriel Martinelli apareceu livre para tocar na saída de Donnarumma, empatando o duelo e dando números finais ao confronto em Londres.
Com o empate, o City soma um ponto e chega a 07 na tabela da Premier League, ocupando a 09ª colocação, 08 pontos atrás do líder Liverpool.
O próximo desafio do time de Pep Guardiola é o Huddersfield Town, fora de casa, pela 3ª rodada da Copa da Liga inglesa. A bola rola na quarta-feira (24), às 19h45 (Portugal), 15h45 (Brasil).
ARSENAL: Raya, Timber, Saliba, Gabriel, Calafiori, Zubimendi, Rice, Merino, Madueke, Trossard, Gyokeres.
Reservas: Kepa, Mosquera, White, Saka, Eze, Martinelli, Norgaard, Nwaneri, Lewis-Skelly.
CITY:Donnarumma, Khusanov, Dias, Gvardiol, O’Reilly, Rodri, Bernardo Silva ©, Reijnders, Doku e Haaland.
Reservas: Trafford, Stones, Ake, Lewis, Nico, Nunes, Savinho, Bobb e Mukasa.