Gazeta Esportiva.com
·12 de novembro de 2025
Cleiton Xavier relembra início de reestruturação no Palmeiras e opina sobre o trabalho de Abel Ferreira

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·12 de novembro de 2025

O protagonismo do Palmeiras no futebol brasileiro e até mesmo continental começou a ser construído há cerca de dez anos, quando o clube deu início à reestruturação após ter um ano conturbado justamente em seu centenário. Para a temporada de 2015, o clube contou com a chegada de mais de 20 jogadores, entre eles Cleiton Xavier.
O ex-camisa 10, em entrevista com a Gazeta Esportiva, falou sobre sua participação no início da era vitoriosa do Palmeiras, que vem sendo construída desde 2015, quando o Palmeiras conquistou a Copa do Brasil sobre o Santos. O ex-jogador foi um dos titulares no jogo do título no time comandado pelo técnico Marcelo Oliveira.
“Eu tive a honra de poder participar desse novo ciclo do Palmeiras de 2015. Com algumas chegadas de outros atletas também, realmente foi uma reformulação, como você falou. Chegaram mais de 10 atletas. O Paulo Nobre, quando assumiu, trouxe vários jogadores renomados. E você imagina jogar com Zé Roberto, já tinha outros craques no elenco. Então, assim, muito feliz, muito feliz de ter participado”, disse.
Desde 2015, o Palmeiras conquistou 14 títulos. São duas Copas do Brasil (2015 e 2020), quatro Campeonatos Brasileiros (2016, 2018, 2022 e 2023), duas Libertadores (2020 e 2021), quatro Campeonatos Paulistas (2020, 2022, 2023 e 2024), uma Supercopa do Brasil (2023) e uma Recopa Sul-Americana (2022).
Cleiton Xavier soma duas passagens pelo Palmeiras: a primeira entre 2009 e 2010 e a outra entre 2015 e 2016. Na primeira delas, disputou 88 jogos, marcou 16 gols e deu 14 assistências. Além disso, teve grande destaque na classificação do Palmeiras para as oitavas de final da Libertadores com um golaço de fora da área em jogo contra o Colo-Colo, no Chile. Em sua primeira temporada no clube, viu o Verdão perder o Campeonato Brasileiro
Contudo, após longa passagem no Metalist, da Ucrânia, teve a chance de retornar ao Palmeiras, que começava seu processo de reestruturação, e conquistou o Campeonato Brasileiro em 2016, além da Copa do Brasil. Portanto, foi peça importante na transição para o ciclo vitorioso do clube. Nesta última passagem, fez 52 partidas, cinco gols e sete assistências.
Dez dos 14 títulos conquistados pelo Palmeiras foram na Era Abel Ferreira. O treinador português está no comando do clube desde 2020 e, nesta temporada, ainda busca seu primeiro título para manter a média de pelo menos uma taça por ano.
No primeiro semestre, o Verdão perdeu o Campeonato Paulista e foi eliminado da Copa do Brasil, em ambas oportunidades para o Corinthians. Essa última eliminação fez parte da torcida passar a questionar o trabalho de Abel Ferreira, xingando o treinador no estádio após a queda.
Conhecedor da torcida do Palmeiras, Cleiton disse entender a cobrança, mas avaliou como “excelente” o trabalho do treinador e espera a renovação do treinador, que deve assinar por mais dois anos, até o fim de 2027.
“Sobre o Abel, infelizmente, o futebol brasileiro é assim, você ganha, ganha, ganha, quando perde uma ou duas partidas é criticado. A torcida vai cobrar mesmo, mas ele tem que saber que que é Palmeiras. O torcedor do Palmeiras quer ganhar sempre, todos os dias. Mas, o trabalho dele é excelente. Não tem como questionar o trabalho do Abel. Espero que ele possa renovar, que fique mais tempo aí e que nos dê mais alegria”, disse.
Ao vivo









































