OneFootball
·26 de setembro de 2025
In partnership with
Yahoo sportsOneFootball
·26 de setembro de 2025
O Ajaccio, clube com 115 anos no futebol francês e principal representante da Córsega, enfrenta o risco de encerrar suas atividades, devido a uma disputa judicial com um atacante.
Em carta enviada ao presidente da Fifa, Gianni Infantino, a diretoria pede ajuda para reverter o que classifica como um processo fraudulento envolvendo o atacante Youcef Belaili.
O jogador, que vestiu a camisa do time na temporada 2022/23, cobra 380 mil euros (cerca de R$ 2,3 milhões) do Ajaccio. A direção, no entanto, sustenta que Belaili havia sido condenado anteriormente a pagar essa quantia ao Al-Ahli, clube da Arábia Saudita.
“Nosso clube é vítima de uma fraude respaldada por uma decisão da Fifa em julho de 2025. Essa deliberação, baseada em um documento falso, nos impede de registrar reforços e nos colocou em estado de morte clínica”, alegou o Ajaccio em comunicado oficial.
Segundo a nota, a condenação utilizou um memorando de entendimento supostamente assinado pelo ex-dirigente Alain Caldarella e pelo Al-Ahli, mas ambos negam a existência do documento.
Rebaixado administrativamente para a sétima divisão em razão de dificuldades financeiras, o Ajaccio agora disputa apenas uma liga regional da Córsega. A cidade, no Mediterrâneo, é conhecida por ser o berço de Napoleão Bonaparte.
Na carta, o clube centenário reforça o apelo: “Senhor presidente, não se trata apenas de uma questão esportiva. É a sobrevivência de um clube centenário, que está tentando se reerguer com um projeto sólido e sustentável. Não podemos aceitar que nossa instituição seja sacrificada por falsificações. As alternativas apresentadas são pagar os 380 mil euros, resultado de uma fraude, ou desaparecer. É isso que representa a justiça do futebol mundial?”
Fundado em 1910, o Ajaccio já conquistou a segunda divisão francesa em duas ocasiões e disputou 14 temporadas na elite. Seu melhor desempenho na Ligue 1 foi em 1970/71, quando terminou na sexta colocação.
📸 PASCAL POCHARD-CASABIANCA
Ao vivo
Ao vivo