Esporte News Mundo
·27 de novembro de 2025
Clube inglês abre queixa formal na Uefa por agressão a torcedores

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·27 de novembro de 2025

O Newcastle United disse que vai apresentar uma queixa formal à Uefa após seus torcedores terem sido alvo de violência por parte da polícia francesa presente no Estádio Velodrome, na partida contra o Olympique de Marselha. Em campo, os franceses venceram por 2 a 1.
“Apresentaremos formalmente uma queixa à UEFA, ao Olympique de Marselha e à polícia francesa em relação ao tratamento inaceitável dado aos nossos torcedores pela polícia no Stade Vélodrome após a partida da Champions League da UEFA na terça-feira”, disse o clube por meio de um comunicado.
Os Magpies acusaram a polícia francesa de ter usado “força desnecessária e desproporcional” aos torcedores durante a escolta para a estação de metrô depois do apito final. Conforme o protocolo de segurança, os torcedores permaneceram no estádio por mais uma hora e começaram a deixar o local em grupos.
Segundo o clube, a ação começou depois que o primeiro grupo com 500 torcedores foi liberado e os policiais começaram a jogar spray de pimenta nos torcedores presentes e ainda agrediram com cassetetes e escudos para impedir o avanço, o que resultou em agressões policiais.
“Assim que o primeiro grupo de torcedores foi liberado, a polícia começou a usar força desnecessária e desproporcional para impedir que o restante dos nossos torcedores avançasse. Isso foi feito com uma combinação de spray de pimenta, cassetetes e escudos, com vários torcedores sendo agredidos indiscriminadamente pela polícia”, disse.

Torcedores do Newcastle antes de partida (Foto: George Wood/Getty Images)
Funcionários do clube ainda foram ao local para tentar intervir na situação, mas não teve muito impacto. Após isso, os torcedores que deixaram o estádio informaram ao clube sobre toda a situação.
“O Newcastle exigiu que novas medidas sejam tomadas e por isso fez um apelo ao Olympique de Marselha e às autoridades locais para que uma investigação formal seja aberta sobre o acontecimento”, afirmou o clube.









































