Esporte News Mundo
·17 de setembro de 2025
Clube italiano é investigado por infiltração da máfia

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·17 de setembro de 2025
— Continua depois da publicidade —
Um centenário clube italiano se tornou centro de investigação do Ministério Público da cidade de Catanzaro por suposto envolvimento com a máfia. O Crotone foi colocado sob administração judicial por um ano depois que o inquérito policial encontrou indícios de que a associação criminosa ‘Ndrangheta está infiltrada no time.
A decisão judicial foi anunciada pelo Ministério Público nesta terça-feira e destaca que os promotores encontraram ‘evidências suficientes’ da infiltração generalizada da máfia. Agora, o Crotone seguirá com suas atividades esportivas, mas serão supervisionadas por administradores nomeados pelo tribunal. O clube em si não está sendo investigado.
O inquérito ainda aponta ações nas operações de segurança e na bilheteria por parte da ‘Ndrangheta, considerada uma das maiores facções criminosas do mundo e concentrada na mesma região do Crotone. Segundo os promotores, a expectativa é que o regime de controle judicial ajude o clube a reorganizar as atividades econômicas e eliminar a penetração da máfia.
Em nota, o clube afirmou que ‘vai colaborar ativamente’ com o processo em busca do melhor interesse da equipe, dos torcedores e do esporte em geral. E reforçou que a decisão judicial ‘nem remotamente sugere cumplicidade ou conivência’ da gestão administrativa do time.
Fundado em 1910, o Crotone está na Serie C desde 2021, mas já esteve na elite do futebol italiano entre 2016 e 2016, e também na temporada 2020/21.