Mercado do Futebol
·17 de novembro de 2021
In partnership with
Yahoo sportsMercado do Futebol
·17 de novembro de 2021
A Pro Vercelli, equipe que disputa a terceira divisão italiana, lançou no começo de novembro uma nova terceira camisa na cor verde, em alusão ao Palmeiras e para celebrar a união histórica que existe entre os dois clubes. O Verdão, na época ainda Palestra Itália, foi fundado em 1914 após uma excursão da Pro Vercelli e do Torino ao Brasil. A visita dos clubes à São Paulo inspirou os imigrantes italianos que aqui viviam a fundar a Societá Sportiva Palestra Itália.
O lançamento da terceira camisa em homenagem ao Verdão foi divulgada na conta oficial da Pro Vercelli, destacando a união histórica entre Vercelli, cidade do clube, e São Paulo:
O presidente do clube italiano, Franco Smerieri, fez questão de explicar que ainda existe uma relação entre os clubes e citou uma reunião recente, online, entre representantes das duas diretorias:
– A relação com o Palmeiras ainda está viva. Em 2015, alguns palmeirenses vieram até nosso estádio. Na ocasião, fizemos uma videoconferência com o ex-presidente do Palmeiras, o diretor de futebol e o diretor de comunicação da época. Temos um vínculo e a relação continua existindo. Tanto é que a nossa terceira camisa é verde em homenagem ao Palmeiras – falou Franco, em entrevista ao podcast Golazzo.
Smerieri também contou, de forma resumida, o processo de criação do Palmeiras e da identificação, desde o começo, dos imigrantes italianos com a equipe de Vercelli:
– A história do Palmeiras e da Pro Vercelli começa em 1914. Um grupo de imigrantes italianos fundou um time de futebol chamado Palestra Itália. Fundaram porque, naquele ano, os primeiros times a virem jogar no Brasil foram Torino e a Pro Vercelli, mas eles, os imigrantes que já estavam em São Paulo, identificaram-se muito mais com a Pro Vercelli e fundaram a Società Sportiva Palestra Itália, seguindo essa forte relação. O nome teve que mudar para Palmeiras durante a 2ª Guerra Mundial para não se associarem ao regime ditatorial italiano. A ligação continuou, sobretudo da parte do Palmeiras – explicou o dirigente.
A equipe italiana foi fundada em 1892 e foi um dos grandes clubes do país até o começo da década de 1920. Ao todo, o clube coleciona sete títulos nacionais e emplacou conquistas seguidas, comemorando os títulos de 1908, 1909, 1910/11, 1911/12, 1912/13, 1920/21 e 1921/22.
Foto destaque: Reprodução | Twitter