Clube paraguaio coloca a fronteira com Mato Grosso do Sul no mapa da Libertadores pela primeira vez | OneFootball

Clube paraguaio coloca a fronteira com Mato Grosso do Sul no mapa da Libertadores pela primeira vez | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·06 de novembro de 2025

Clube paraguaio coloca a fronteira com Mato Grosso do Sul no mapa da Libertadores pela primeira vez

Imagem do artigo:Clube paraguaio coloca a fronteira com Mato Grosso do Sul no mapa da Libertadores pela primeira vez

A noite de copas, da última quarta-feira, carimbou o passaporte de estreantes na Copa Libertadores. Além do título do Independiente Rivadavia na Argentina, o 2 de Mayo também colocou a cidade de Pedro Juan Caballero no mapa da Libertadores 2026.

Pela semifinal da Copa Paraguai, o Galo Norteño eliminou o Guarani com uma vitória por 1 a 0 e conquistou a classificação inédita para a competição continental. Na decisão, o 2 de Mayo enfrenta o General Caballero em busca do primeiro título na elite nacional e com a vaga já confirmada para a Libertadores, uma vez que o rival está rebaixado no Campeonato Paraguaio e impossibilitado de disputar o posto.


Vídeos OneFootball


Esta será a primeira aparição do clube que faz fronteira com o Mato Grosso do Sul na Libertadores, mas a segunda consecutiva em competições da Conmebol. Nesta temporada, o 2 de Mayo fez um confronto doméstico justamente contra o Guarani, rival que eliminou na Copa Paraguai, e foi eliminado pelo Cacique na fase preliminar da Copa Sul-Americana.

2 de Mayo está apenas na sexta participação na primeira divisão nacional. O clube retornou para a elite em 2023 e, já na temporada passada, conquistou a sua melhor campanha, chegando na terceira colocação no Clausura.

Além do Galo Norteño, a Libertadores 2025 terá, pelo menos, mais dois estreantes. O Independiente Rivadavia, campeão da Copa da Argentina, e o Platense, campeão do Apertura.

Raízes na Guerra e proximidade com o Brasil

Apesar da recente ascensão no futebol paraguaio, o 2 de Mayo é um time quase centenário no futebol local. O clube foi fundado em 1935 por ex-combatentes da Guerra do Chaco, conflito bélico entre o Paraguai e a Bolívia.

O Galo Porteño carrega as raízes militares desde o nome, com a homenagem ao dia 2 de maio, data importante para a resolução do conflito até o apelido em alusão aos veteranos de guerra.

Além disso, o clube também possui uma relação próxima com a região centro-oeste do Brasil. Localizado em Pedro Juan Caballero, cidade que faz fronteira com Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, o Galo Norteño tem torcedores do lado verde e amarelo da fronteira.

Saiba mais sobre o veículo