Coluna do Fla
·07 de outubro de 2025
Clubes da Libra articulam exclusão do Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·07 de outubro de 2025
Os clubes da Libra, grupo no qual o Flamengo faz parte, estão se organizando para excluir o maior time do país. Por conta da postura do presidente do Fla, Luiz Eduardo Baptista, nas negociações, a ideia é isolar o Rubro-Negro. Dirigentes das outras agremiações estão na fase de estudo do estatuto para saber se a medida é possível.
“A Libra soltou uma nota oficial rebatendo cada item e esclarecendo pontos desta ação do Flamengo. Os clubes agora aguardam as medidas já adotadas pela Libra na Justiça. Internamente, existe uma intenção de exclusão do Flamengo da Libra, devido a essa gravíssima atitude de querer mudar as regras durante o jogo. A iniciativa de exclusão não é do Santos. Existe um movimento interno de estudos pelo Estatuto”, disse o presidente do Santos, Marcelo Teixeira, ao Uol.
Irritado pela falta de acordo com os demais clubes da Libra, o Flamengo foi à Justiça para bloquear o repasse da Globo aos times. Desse modo, R$ 77 milhões não chegaram aos cofres das agremiações após o Mengão conseguir uma liminar.
A medida drástica tomada pelo Flamengo acontece pela falta de diálogo dos outros clubes, de acordo com o Rubro-Negro. O Mais Querido entende que perderá aproximadamente R$ 100 milhões caso a ideia, da maneira que está, avance.
O Flamengo e o Volta Redonda não aceitaram os termos propostos e, para o acerto, é necessário unanimidade. Após a vitória do Mengo na Justiça, outras equipes emitiram notas oficiais criticando a decisão. Além disso, a diretoria do Fla também respondeu.
A Libra é uma entidade criada para vender direitos de TV de alguns clubes do Brasileirão. Ela é formada por Palmeiras, Bragantino, São Paulo, Santos, Atlético-MG, Bahia, Grêmio, Vitória, Remo, Paysandu, Volta Redonda, ABC, Guarani, Sampaio Corrêa, Brusque e o próprio Flamengo.
Em reunião realizada pelo Conselho Deliberativo do Flamengo nesta terça-feira (07), a diretoria esclareceu todos os pontos e explicou que tem a razão no debate. O Coluna do Fla trouxe as informações em primeira mão, e você pode acessar aqui.