Nosso Palestra
·21 de outubro de 2025
‘Coincidência? Wilton Pereira Sampaio é quem mais apita em derrotas do Palmeiras’

In partnership with
Yahoo sportsNosso Palestra
·21 de outubro de 2025
Palmeiras 4 a 0 no América-MG no dia 29 de novembro de 2023. Guarde bem esta data porque ela será importante ao longo deste texto. Neste dia, a vitória encaminhou o décimo segundo título brasileiro palmeirense no Allianz Parque.
Quem apitou o confronto válido pela antepenúltima rodada do Campeonato Brasileiro foi Wilton Pereira Sampaio. Desde então, o time de Abel Ferreira entrou em campo em 132 oportunidades e só perdeu em 22 delas, ou seja, somente 16,6%.
Curiosamente, seis derrotas neste período tiveram Wilton no apito, o que representa 27,7%. Em quase dois anos, um pouco mais de uma derrota em cada quatro do Palmeiras, por qualquer competição, foi sob o comando do goiano. Ele ainda arbitrou em outros dois empates desde o triunfo sobre o clube mineiro no Allianz.
As outras 16 derrotas alviverdes no mesmo recorte estão dividias em 13 juízes diferentes, sendo dois internacionais: Esteban Ostojich (URU) e Alireza Faghani (AUS), pela Libertadores e Copa do Mundo de Clubes, respectivamente.
Depois de Wilton, Anderson Daronco é quem mais trabalhou em derrotas do Palmeiras desde 29 de novembro de 2023. Foram três, mas em dez compromissos. Bráulio da Silva Machado e Ramon Abatti Abel vêm na sequência com duas.
Ao ignorar o pênalti de Jorginho em Gustavo Gómez logo aos dois minutos do primeiro tempo no Maracanã, a câmera flagrou a reação de Abel Ferreira proferindo as seguintes palavras: “É sempre o mesmo árbitro, é sempre o mesmo árbitro!”
Os números mostram que nos últimos dois anos é possível afirmar que é “quase sempre o mesmo árbitro” e ele se chama Wilton Pereira Sampaio.