Futebol Latino
·11 de abril de 2025
Colo-Colo está sob risco de ser desclassificado da Libertadores

In partnership with
Yahoo sportsFutebol Latino
·11 de abril de 2025
Os trágicos eventos que levaram ao cancelamento do jogo entre Colo-Colo e Fortaleza, pela Libertadores, podem ter uma séria consequência esportiva para o clube da capital chilena. Ao menos, é o que prevê o regulamento formatado por parte da Conmebol.
Por conta das invasões ao gramado do Monumental David Arellano, o clube violou o Artigo 12 do Código Disciplinar da entidade em que aponta, como um dos pontos de infração, “Invadir ou tentar invadir o campo de jogo”.
Além disso, houve outra violação, no mesmo artigo, que se refere a “Qualquer outra falta de ordem ou disciplina que possa ser cometida no estádio ou nas suas imediações antes, durante e no final de um jogo.“
Existem 15 modalidades distintas de punição previstas para infrações dos itens do Código Disciplinar em questão. Nesse sentido, elas podem varias de jogar com interdição parcial das arquibancadas, portões fechados e até mesmo exclusão. Nesse caso, podendo variar do torneio em curso como também de edições futuras.
Fato é que, neste momento, as atenções da Conmebol se concentram em saber a viabilidade de retomar a partida. A saber, essa decisão virá após análise do Comitê Disciplinar para entender as dimensões do incidente e também questões de segurança.
A depender os rumos da investigação, o Colo-Colo pode, inclusive, emendar o segundo jogo sem vitória na Libertadores. Isso porque, em caso de culpabilidade do Cacique, o placar oficial constaria como derrota por 3 a 0 da representação chilena.
Ao vivo
Ao vivo