
Gazeta Esportiva.com
·21 de maio de 2025
Com ajuda da família de Neymar, Santos inicia construção do novo CT da base

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·21 de maio de 2025
O Santos já começou a construção do novo centro de treinamentos das categorias de base, uma estrutura com 1.100 m² de área construída. O clube visa ser referência em inovação, sustentabilidade e excelência esportiva. A inauguração do “Novo CT da Base SFC” está prevista para o dia 9 de junho.
O espaço foi idealizado para atender tanto as categorias femininas quanto masculinas, com estrutura e planejamento voltados para o desenvolvimento integral de atletas.
O projeto nasceu de um pedido do ex-lateral Léo. O ídolo santista identificou a necessidade de uma reestruturação que estivesse à altura do Santos. A ideia foi abraçada pela família de Neymar Jr.
“O Santos é parte da nossa história, e poder retribuir com algo tão significativo é motivo de honra para nós. Este centro é mais do que concreto e tecnologia. É um investimento no futuro de centenas de jovens talentos que sonham em trilhar o mesmo caminho. Fizemos questão de liderar essa iniciativa com responsabilidade, respeito à história do clube e visão de longo prazo”, disse Neymar Pai, presidente da NR Sports.
Sob a gestão da NR Sports, o projeto ganhou corpo e conectou empresas estratégicas, como a Lightwall, que introduziu uma tecnologia “revolucionária que vai ajudar no desempenho dos atletas. Estrutura moderna, alinhada com o tamanho do time do Santos”, conforme explicou Altamiro Bezerra, representante da NR Sports.
“Desde a campanha, destacamos que o investimento na base seria uma das nossas prioridades de gestão. Iniciamos hoje uma etapa fundamental, com a construção de uma estrutura completa para aperfeiçoar o trabalho de formação de jogadores que serão o futuro do clube. A história comprova que esse é o caminho correto”, disse o presidente Marcelo Teixeira.
“A estrutura anterior foi construída em nossa gestão e agora trabalhamos num grande processo de reconstrução, ampliando e modernizando um setor fundamental para o desenvolvimento do trabalho de base, tanto no masculino como no feminino. Trata-se de uma obra revolucionária, utilizando uma tecnologia inédita no Brasil e num prazo extremamente curto. Com apoio da NR Sports, conseguimos reunir parceiros importantes, que acreditam na força da marca do Santos Futebol Clube. Com certeza, o retorno será coletivo”, completou.
A execução do projeto está a cargo da ModuLight, empreendimento conjunto entre a Lightwall e o Grupo SteelCorp. A empresa adotou o sistema de construção modular industrializada, com 49 módulos pré-fabricados em ambiente controlado e já equipados com elétrica, hidráulica e toda a infraestrutura integrada.
O método reduz prazos, custos e impactos ambientais. Com entrega prevista para apenas 60 dias, a nova estrutura terá mais que o dobro da área anterior, passando de 500 m² para 1.100 m². Tudo sem interromper as atividades do clube.
“Nesse projeto, conseguimos, de maneira sustentável e industrializada — com menos utilização de equipamentos e de mão de obra — entregar um produto como esse, com tantos benefícios e em tão pouco tempo. É um prazer imenso entregar módulos de excelência e qualidade, como a Lightwall e a SteelCorp sempre buscaram por meio da ModuLight”, analisou Daniel Gispert, presidente da SteelCorp.
“Queremos mostrar que a construção modular não é só para emergências, mas para obras permanentes de alto padrão”, ampliou Marcus Fernando, vice-presidente de operações da Lightwall.
Para garantir agilidade e não impactar o funcionamento do CT da base, toda a montagem inicial foi realizada fora do clube. Os módulos foram pré-montados no Litoral Plaza Shopping.
Outra parceira é a New Fitness, empresa especializada em soluções para academias, que será responsável por fornecer todos os equipamentos de musculação e preparação física do espaço. A parceria garante que os atletas da base tenham à disposição um centro de treinamento moderno e completo.
Ao todo, o projeto, que foi doado ao clube, tem investimento estimado em mais de R$ 8 milhões.