Zerozero
·19 de outubro de 2025
Com ajuda dos <i>graúdos</i>, FC Porto B bate Marítimo e estreia-se a vencer na II Liga

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·19 de outubro de 2025
Oito jogos depois, eis a primeira vitória do FC Porto B em 2025/26. A turma orientada por João Brandão recebeu e venceu, este domingo, o Marítimo, por 1-0, em jogo a contar para a oitava jornada da II Liga. Apesar do esforço insular no segundo tempo, um autogolo madrugador ditou o desfecho deste equilibrado encontro.
Com quatro caras conhecidas da equipa A no onze inicial dos dragõezinhos - João Costa, Martim Fernandes, Ángel Alarcón e Yann Karamoh, que fez a sua estreia absoluta pelo emblema da Invicta -, a turma da casa entrou com tudo no duelo, com o objetivo de afastar os fantasmas das exibições recentes, e controlou o ritmo de jogo desde cedo.
Perante um Marítimo com claras dificuldades no processo de construção, Trofim Melnichenko e Ángel Alarcón foram uma autêntica dor de cabeça para a linha defensiva contrária. Enquanto o camisola '43' demonstrou um compromisso inegável com o estilo de jogo portista - postura aguerrida e presença assídua em momentos de finalização -, o espanhol agitou frequentemente as águas, conferindo agressividade e velocidade aos flancos dos dragões.
Aliás, aos 14 minutos, Alarcón esteve envolvido no único golo da disputa. O ex-Barcelona arrancou pelo lado direito, deixou vários adversários para trás e lançou um venenoso passe para o interior da área, cujo destinatário seria Melnichenko. Ainda assim, Rodrigo Borges antecipou-se ao cruzamento rasteiro, mas acabou por colocar a bola no interior da própria baliza.
Face à desvantagem, a formação insular subiu as linhas e registou um ligeiro ascendente na reta final do primeiro tempo, garantindo continuidade no período pós-intervalo ao bom momento dentro de campo. O Marítimo entrou no terreno de jogo com energia renovada e desde cedo apresentou-se em cenário de perigo, tendo sido travado, frequentemente, por uma linha defensiva portista coesa e bem organizada.
João Costa demonstrou toda a sua autoridade e comandou os seus pupilos defensivos com mestria, contribuindo para que o FC Porto conseguisse resguardar a vantagem até ao final. Apesar das diversas aproximações em zonas ofensivas, o conjunto orientado por Vítor Matos esteve aquém do pretendido para o duelo e regressa para a Madeira sem qualquer ponto na bagagem.
Samuel Silva (Marítimo): o guardião dos insulares foi uma autêntica muralha e travou diversas oportunidades flagrantes do FC Porto B com defesas seguras! Exibição bastante positiva do guarda-redes luso, que só não conseguiu impedir o autogolo de Rodrigo Borges para anotar um jogo quase perfeito.
Trofim Melnichenko (FC Porto): esteve em destaque devido a tudo o que deu ao FC Porto B no duelo. Com um estilo de jogo associativo, procurou lançar os colegas em jeito de contra-ataque por diversas ocasiões, apresentando-se, também, no local e momento certos para criar bastante perigo. Um avançado bastante móvel e uma das principais armas deste conjunto azul e branco.
Ángel Alarcón (FC Porto): foi, de longe, o melhor elemento dentro das quatro linhas. Alarcón destacou-se por vários motivos, seja pelo compromisso em tarefas defensivas, como pela qualidade na antecipação ou pela velocidade que imprimiu pelo corredor direito. Espalhou magia em Vila Nova de Gaia, perante o olhar atento de Francesco Farioli - que assistiu ao jogo nas bancadas.
Onze do FC Porto:
João Costa, Pedro Lima, Gabriel Brás, Felipe Silva, Martim Fernandes, Domingos Andrade, João Teixeira, Kauê Rodrigues, Yann Karamoh, Trofim Melnichenko, Ángel Alarcón
Onze do Marítimo:
Samuel Silva, Xavi Grande, Rodrigo Borges, Noah Madsen, Paulo Henrique, Ibrahima Guirassy, Raphael Guzzo, Marco Cruz, Martín Tejón, Adrián Butzke, Simo Bouzaidi
1':
Começou a partida! Pontapé de saída neste jogo entre FC Porto B e Marítimo!
14':
GOLO FC Porto: Rodrigo Borges marca na própria baliza!
GOLO DO FC PORTO B! Ángel Alarcón desmarca-se na perfeição pelo corredor direito e lança uma bola venenosa para o interior da área, que foi desviada pelo central Rodrigo Borges para o interior da própria baliza!
20':
Nota positiva para o trabalho ofensivo produzido pelo FC Porto B na manhã deste domingo. Transições rápidas, ponderadas e bastante perigosas.
21':
GOLO INVALIDADO FC Porto:
Yann Karamoh coloca a bola no fundo das redes, mas o lance é invalidado por posição irregular de Trofim Melnichenko.
22':
VAR analisa:
lance do golo a ser avaliado.
23':
VAR confirma:
golo invalidado devido a posição irregular de Trofim Melnichenko no decorrer da jogada.
26':
25 minutos de superioridade azul e branca. O Marítimo tem apresentado algumas dificuldades no que toca a construir de forma criteriosa e não tem conseguido impor o ritmo de jogo pretendido no duelo. O FC Porto B, por sua vez, apresenta-se em bom plano relativamente ao trabalho produzido em terrenos ofensivos e tem conseguido dominar desde os instantes iniciais. Destaque para as exibições individuais de Alarcón e também de Trofim Melnichenko - os dois jogadores mais esclarecidos dentro de campo até ao momento.
33':
Martín Tejón - que já recebeu um cartão amarelo na partida - atinge Ángel Alarcón na face com o cotovelo. O juiz da partida assinala falta, mas decide não admoestar o jogador do Marítimo.
45 +5':
FC Porto B vence de forma justa. Apesar do ligeiro ascendente dos insulares na reta final do primeiro tempo, a equipa B dos dragões dominou o encontro e ditou o ritmo de jogo desde cedo, com várias aproximações de perigo em terrenos ofensivos. Trofim Melnichenko e Ángel Alarcón foram os dois jogadores em destaque até ao momento, agitando as águas por diversas ocasiões. O autogolo de Rodrigo Borges separa as duas equipas no marcador.
54':
Marítimo entrou muito bem neste segundo tempo e tem sufocado o FC Porto B com diversas aproximações de perigo!
57':
FC Porto: Trofim Melnichenko
fica isolado na cara de Samuel Silva e tenta dilatar a vantagem, mas o guardião dos insulares leva a melhor no confronto com uma bela e segura mancha!!
70':
Só dá Marítimo neste segundo tempo!
73':
Apesar da superioridade caseira no primeiro tempo, o Marítimo entrou com tudo na segunda metade e tem dominado por completo o ritmo de jogo no encontro. Os insulares apresentam-se, agora, em bom plano, com diversas aproximações de perigo à baliza defendida por João Costa, e já tiveram bastantes tentativas para restabelecer a igualdade. Ainda assim, a linha defensiva dos dragões tem conseguido manter a coesão e a solidez, resguardando, para já, a vantagem azul e branca no duelo!
83':
FC Porto: Brayan Caicedo
, com um belo trabalho individual, ficou em posição de tiro e armou um remate em arco, mas Samuel Silva impede o segundo dos caseiros com uma bela defesa!
84':
FC Porto: Gabriel Brás
responde de cabeça, obrigando Samuel Silva a uma ENORME defesa com a ponta dos dedos!
86':
Ficou um pontapé de canto por assinalar a favor do FC Porto B, já que Samuel Silva desviou o remate de cabeça de Gabriel Brás para lá da linha de fundo.
90 +8':
O árbitro apita para o final da partida.
Fim de Jogo:
FC Porto B estreia-se a vencer na II Liga! Resultado justo para a turma orientada por João Brandão, que bateu-se de frente e com qualidade perante o Marítimo - um dos candidatos à subida de divisão. Os dragões apresentaram-se em ótimo plano desde cedo, controlando o ritmo de jogo e protagonizando as principais ocasiões de perigo, perante um conjunto insular com muitas dificuldades em aparecer no confronto. No segundo tempo, os insulares melhoraram em termos de exibição e tentaram de tudo para igualar a partida, mas os azuis e brancos conseguiram resguardar a vantagem até ao final!
Melhor em campo:
Ángel Alarcón (FCP) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo. O espanhol foi o elemento mais esclarecido dentro de campo. Além de ter estado envolvido no único golo do confronto, demonstrou um elevado nível de compromisso, tanto a nível ofensivo como defensivo, e foi o principal destaque do duelo.
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo