
Gazeta Esportiva.com
·14 de outubro de 2025
Com apenas um centroavante, Santos aposta em ‘faro de gol’ de Guilherme no clássico alvinegro

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·14 de outubro de 2025
O Santos recebe o Corinthians na noite desta quarta-feira, a partir das 21h30 (de Brasília), na Vila Belmiro, em compromisso válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Peixe terá apenas um centroavante à disposição e aposta em Guilherme para balançar as redes no clássico.
O Alvinegro Praiano terá apenas Lautaro Díaz como centroavante de ofício contra o Corinthians, uma vez que Tiquinho Soares está suspenso devido ao acúmulo de cartões amarelos. Assim, Guilherme desponta como uma das principais esperanças de gol da equipe.
Guilherme é o principal artilheiro do Santos nesta temporada, com 14 gols e quatro assistências em 36 partidas. Destes números, seis vieram em clássicos. O atacante, assim, tenta repetir as boas atuações no duelo desta quarta-feira contra o Corinthians.
Apesar do Santos não ter conquistado muitos bons resultados, Guilherme tem tido um desempenho individual notório em clássicos na atual temporada. O atacante disputou seis dos sete jogos contra os três principais rivais do Peixe: Corinthians, Palmeiras e São Paulo.
Neste recorte, Guilherme participou de seis dos oito gols (75%) marcados pelo Santos nos sete clássicos. O camisa 11 balançou as redes cinco vezes e contribuiu com uma assistência ao enfrentar São Paulo (3x), Corinthians (2x) e Palmeiras (uma vez).
O jogador marcou um gol contra o Palmeiras, pelo Paulista, e outros três nos clássicos contra o São Paulo, por Paulista e Brasileiro. A quinta bola na rede e a assistência, por sua vez, vieram justamente contra o Corinthians, rival desta quarta-feira, por Estadual e Série A.
O único clássico em que Guilherme passou em branco foi contra o São Paulo, no último dia 20 de abril, pela quinta rodada do Brasileirão, no Morumbis. Na ocasião, o atacante do Peixe completou os 90 minutos sem marcar ou dar assistências.
Apesar dos bons números de Guilherme, o Santos registra péssimos números em clássicos neste ano, com duas vitórias e cinco derrotas – totalizando um aproveitamento de 28,5%. Foram oito gols marcados e nove sofridos.
Com 28 pontos conquistados após 26 jogos, o Santos está perto da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Atualmente o Peixe está no 16º lugar, com três pontos a mais que o 17º colocado Vitória, equipe que abre o Z-4.